Uma das principais ferramentas de marketing digital é a newsletter, portanto, dominar seu uso é fundamental para quem administra empresas ou é responsável pelo setor de comunicação. Diferentemente do e-mail marketing, a newsletter tem como objetivo maior estabelecer um relacionamento com clientes (existentes ou em potencial), fornecedores e demais parceiros e não apenas anunciar e vender um produto ou serviço.

Mas a newsletter só é realmente eficiente quando enviada nos horários corretos. Até um material bem elaborado pode ter o seu potencial totalmente desperdiçado ao ser mandado para os receptores em um momento inadequado. Mais quais são os melhores horários?

Antes de saber qual exatamente é o melhor horário para enviar uma newsletter é importante ressaltar que ela consiste em boletins informativos, que tragam algo de relevante para quem vai ler. Uma newsletter bem planejada e desenvolvida é uma forma de apostar em conteúdo pertinente para estabelecer um vínculo com clientes e até com outras pessoas relacionadas à empresa.

Horário comercial

Agora focando especificamente no melhor horário para enviar uma newsletter, a melhor opção vai depender muito do conteúdo expresso nesse material. Se, mesmo tendo uma carga informativa, a finalidade dessa newsletter é comercial, ou seja, se ela tiver em algum momento um "call to action" chamando o receptor a acessar um link para conhecer um produto ou serviço, por exemplo, envie entre as 10h e as 18h. Lembre-se: não se trata de um e-mail marketing, a newsletter não pode se limitar a uma tentativa de venda, mas pode ter essa ideia inserida de uma forma mais sutil.

Portanto, quando há essa intenção de provocar uma interação imediata do destinatário da newsletter com a empresa, o melhor horário para enviar uma newsletter é realmente o comercial. Na maioria das vezes, a pessoa está trabalhando e com o e-mail aberto, até para receber mensagens voltadas à sua atividade profissional.

Enviar a newsletter em horário comercial também é uma boa estratégia quando ela tem relação com o trabalho do cliente. Isso serve para empresas que têm o público-alvo bem segmentado e que sabem que o conteúdo que enviam é interessante para a atividade profissional do cliente.

Final do dia

Outra opção é mandar a mensagem ao final do dia, no início da noite, entre as 19h e as 22h. Nesse caso, é bom que o e-mail não tenha conteúdo comercial e, de preferência, que trate de algum assunto mais leve e agradável, embora relevante. Quando uma pessoa chega em casa depois do trabalho, ainda tem o hábito de abrir a sua caixa de e-mails mais uma vez para ver se não perdeu nada. Ao se deparar com um e-mail de título criativo e interessante, que desperte a sua curiosidade, as chances de querer ler são grandes. Mas, se a mensagem tiver um apelo comercial, é possível que ele não goste, até por estar cansado depois de um longo dia.

Então, se você tiver uma notícia boa para enviar para a lista de contatos relacionada com a empresa, o melhor horário é à noite. Mas também não pode ser muito tarde, pois o ideal é que a newsletter seja lida antes da pessoa ir dormir.

Não enviar no início da manhã

Se você optar por enviar a newsletter pela manhã, evite fazer isso antes das 10h. Acontece que muitos e-mails chegam na caixa de entrada durante a noite, madrugada e nessas primeiras horas da manhã. Quando o destinatário entra em sua conta pela primeira vez, vai se deparar com tudo isso e, na tentativa de "limpar" a caixa de entrada pode acabar deletando a sua newsletter sem nem sequer ter lido.

Perfil do público-alvo

Essas dicas citadas acima sobre o melhor horário para enviar uma newsletter tratam desse tema sob uma perspectiva generalista. Elas funcionam para todos os tipos de público, no entanto, não são exatas para um segmento. A melhor forma de saber qual é o momento ideal para que os seus clientes recebam a sua newsletter é estudando o perfil do seu público.

As pessoas as quais você pretende atingir se comportam de que forma na internet? Acessam os seus e-mails predominantemente em quais horários? No início, será inevitável usar o método de tentativa e erro, ou seja, testar horários diferentes e ver qual deles funciona melhor para complementar a sua estratégia digital.

Fazer pesquisas, selecionando contatos e entrando em contato por telefone também pode ajudar. É claro que dificilmente você conseguirá atingir a todos com a mesma eficiência, mas o ideal é que atinja a maior parte.

E lembre-se: mesmo que as redes sociais estejam em evidência, os e-mails continuam constituindo uma excelente plataforma de marketing digital. Mesmo os públicos que não estão marcando presença no Facebook, Twitter e outras redes, provavelmente têm uma conta de e-mail, ainda que para uso profissional.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.