A tecnologia enquanto atividade profissional, em seus diferentes ramos, ainda pode ser considerada muito recente, embora esse mercado esteja em franca expansão. Por não ser uma área tão consolidada quanto outras que parecem existir desde o surgimento da própria humanidade, é comum que apareçam algumas dúvidas conceituais.

Por exemplo: até mesmo para quem atua no segmento, nem sempre é fácil explicar de forma clara e concisa qual a diferença entre AI e UX, ou seja, entre a arquitetura da informação e Ux Design. Embora essas duas modalidades caminhem juntas em prol da execução de uma estratégia digital, cada uma tem as suas particularidades e você saberá quais são agora.

Arquitetura de Informação (AI)

A arquitetura da informação está totalmente focada na estrutura de um conteúdo digital, seja de um site, hotsite ou de um sistema de informação mais completo e complexo. Para esse profissional, o objetivo é organizar esse conteúdo de modo a garantir que o internauta consiga navegar na plataforma sem problema algum.

Portanto, quando você acessa o site de uma empresa, por exemplo, e logo de cara percebe a facilidade para navegar em todas as suas abas, de forma natural e fluida, sem que a página trave o tempo todo, pode agradecer ao arquiteto da informação. É claro que aqui estamos falando do sistema, ou seja, do site em si. Pode ser que o usuário não consiga navegar por problemas em seu computador e isso não tem relação com AI.

User Experience Design (UX)

Por outro lado, a função do Ux Design é favorecer a experiência do internauta ao navegar naquele site, tendo um apelo quase que emocional. É esse segmento que visa engajar o público ao site e à empresa que está por trás dele, fazendo com que cada pessoa se envolva com a marca de uma forma afetiva e agradável.

Voltando para o exemplo de um site, cabe ao Ux Design fazer com que essa plataforma seja para o internauta mais do que apenas outro site entre as dezenas que ele visita todos os dias. É preciso que haja algo nessa página que chame a atenção de quem acessa para que essa pessoa se torne fiel. Lembre-se desse site sempre que pensar no segmento em que ele atua. Isso pode ser feito por meio de uma seleção de imagens inteligente, layout e outros elementos que toquem o lado sensitivo.

Conclusão

Agora que foi esclarecida qual a diferença entre AI e UX, fica mais evidente que um depende do outro: de nada adianta um conteúdo digital estar bem organizado, proporcionando uma boa navegabilidade se aquilo não agregar nada ao internauta de uma forma mais profunda e marcante. No entanto, o usuário só pode chegar a adquirir esse vínculo emocional se conseguir navegar pelo site.

Enquanto a Arquitetura da Informação prioriza o aspecto técnico que garante a funcionalidade focando na plataforma em si, o UX Design prioriza a experiência de uma pessoa ao acessar um site, levando em conta a criatividade e focando, portanto, nesse próprio usuário que acessa o site ou qualquer outro tipo de sistema.

Gostou do post de hoje? Se você ainda tem alguma dúvida ou receio de criar o seu site, baixe o ebook gratuito 'O passo a passo para desenvolver um site de sucesso' e faça já o seu!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.