O site da sua empresa anda recebendo poucas visitas? Talvez seja a hora de começar a implementar algumas técnicas de SEO para aumentar a sua visibilidade na rede. Provavelmente você já ouviu falar que existe um conjunto de estratégias que você pode aplicar ao seu site para que ele fique bem posicionado em mecanismos de busca sem precisar pagar por isso. Mas para que essas técnicas realmente funcionem, é necessário conhecer os tipos de hackers para não infringir as regras da web e sofrer uma punição, que pode resultar numa queda de 90% na audiência do seu site. Por isso, hoje iremos falar quais são as diferenças entre Black Hat e White Hat.

Black Hat

Sabemos que no universo digital, assim como nos antigos filmes de faroeste, nem todo mundo é bonzinho e politicamente correto. Os grandes vilões destes filmes desfilavam chapéus pretos, e foi daí que surgiu o termo Black Hat para hackers que burlam os mecanismos de busca, para que as páginas do seu interesse apareçam sempre no topo, mesmo sem a aplicação de uma estratégia digital. Embora pareça tentador para quem está começando, a descoberta deste tipo de ação poderá banir definitivamente a sua página do universo digital. Mas é necessário estar atento para que o seu Marketing Digital não seja prejudicado.

White Hat

Se o Black Hat se vale de práticas um tanto duvidosas para alcançar sucesso de um site, o White Hat é o mocinho deste filme. Trata-se daquele profissional que utiliza ferramentas que em nada infringem as regras dos buscadores para aumentar a sua visibilidade na internet. O procedimento consiste na implantação das verdadeiras técnicas de SEO que são: um bom conteúdo, atualizações constantes e palavras-chave colocadas nos lugares corretos para serem facilmente capturadas pelos mecanismos de busca. Esse processo costuma ser um pouco mais lento, mas ao final, sua página em nada será prejudicada, pois poderá chegar ao topo sem utilizar artifícios errados.

Quais são as diferenças entre Black Hat e White Hat?

Para não cometer nenhum deslize que poderá pôr todo o seu trabalho a perder, é necessário entender bem quais são as diferenças entre Black Hat e White Hat. Quando se fala em hacker, costumamos atribuir uma conotação negativa ao termo. Porém, nem sempre é assim que funciona. O White Hat pode ser definido como um 'hacker do bem'. Ele entende de informática e poderá ajudá-lo a otimizar o conteúdo e o layout do seu site, para que ele consiga um melhor ranqueamento no Google naturalmente. Já o Black Hat é um 'profissional' igualmente inteligente, porém, sem ética nenhuma. Ele não tem paciência para trabalhar em prol de seus objetivos e, achando que pode mais que os outros, se utiliza de ferramentas duvidosas para burlar os mecanismos de busca e manter-se sempre no topo.

Agora que você já sabe quais são as diferenças entre Black Hat e White Hat, fique esperto na hora de contratar um profissional ou mesmo aplicar estratégias para melhorar o ranqueamento do seu site. Cair em uma cilada como essa pode fazer com que o seu site seja banido e o seu prejuízo incalculável! Não esqueça de baixar o nosso e-book gratuito 'Manual de SEO' e aprenda como criar estratégias eficientes para que o SEO do seu site seja um sucesso!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.