Já faz algum tempo que o YouTube passou a constar nas estratégias de marketing digital das empresas. A publicidade para o site traz excelentes resultados, pois todos os tipos de consumidores frequentam a plataforma de vídeos: são 100 milhões de usuários assistindo vídeos todos os dias!

Uma pesquisa mostrou que 90% dos internautas que compram pela internet adoram assistir vídeos no site. A probabilidade de retorno em um investimento é muito alta. A vantagem é que existem vários tipos de anúncios do Youtube. Se você deseja utilizar a plataforma na sua estratégia digital, mas não sabe por onde começar, confira os tipos de anúncios no nosso artigo de hoje!

Trueview

Ele funciona em um formato chamado CVP, que significa “custo por visualização”. Você só pagará pelas propagandas vistas até o final. Essas são as formas de Trueview:

  • Display: Com exceção da página principal, os anúncios aparecem em todo o Youtube. Normalmente se localizam à direita de um vídeo ou na coluna de sugestões, mas só aparecem para computadores;
  • Superpostos: As propagandas ocupam 20% da tela do reprodutor. São transparentes e aparecem na parte inferior do vídeo e também só aparecem para computadores.
  • Que podem ser pulados: Podem ser exibidos antes, durante ou no final do vídeo. O usuário pode pular a propaganda depois de 5 segundos, mas anúncios desse tipo aparecem em computadores, televisões, consoles e aparelhos móveis.
  • Que não podem ser pulados: O usuário precisa ver o anúncio até o final para assistir o vídeo. A duração das propagandas varia, mas costumam ter entre 15 e 20 segundos. Aparecem em computadores e celulares.
  • Longos que não podem ser pulados: Esse sistema é muito parecido com o anterior, com uma diferença essencial: a duração dos anúncios, que podem durar até 30 segundos.

Banners Default

Esse sistema exibe propagandas nas páginas do Youtube, só que fora dos vídeos. Quem compra os anúncios só paga por clique ou por impressões, ou seja, você poderá escolher entre pagar pelo número de vezes que as propagandas são exibidas ou pelo número de cliques que receberão. Conheça os três tipos de banners disponíveis:

  • Que aparece durante o vídeo: Aparece no canto superior direito quando o vídeo está em reprodução. Eles não aparecem na página inicial e só podem ser visualizados nos computadores.
  • Para buscas: Esses anúncios aparecem toda vez que o usuário faz uma busca no site. Assim como o anterior, não é exibido na página inicial do Youtube. Só é visto nos computadores.
  • Para mobile: Esses anúncios aparecem na página principal e nos resultados de busca do site. É ideal para campanhas visando usuários de um dispositivo específico, pois funciona exclusivamente para aparelhos mobile.

Formato Masthead

Trata-se de um dos tipos de anúncios do Youtube mais utilizados pelas grandes empresas. Os anúncios aparecem exclusivamente na página inicial do site. São direcionados principalmente a marcas famosas, pois o custo desses anúncios não é barato. Veja quais os tipos de anúncios com o formato Masthead:

  • Masthead para Main Pages: Todo o espaço superior da tela inicial é reservado para a propaganda durante 24 horas. Só aparece para computadores.
  • Masthead Maximizável: Basicamente funciona da mesma maneira que a anterior, mas nesse caso o anúncio pode ser maximizado, tomando quase toda a tela de navegação do usuário. Só funciona para computadores.
  • Masthead Lite: Também são anúncios para a parte de cima da tela inicial do site, só que um pouco menores. Assim como os anteriores, funciona com reservas de 24 horas, e só em computadores.
  • Masthead de Vídeo: Esse sistema também exibe o anúncio durante 24 horas, mas diferente dos anteriores, exibe um vídeo de 20 segundos. Cabe ao usuário decidir se o verá até o final. Funciona para computadores e dispositivos móveis.

Para aparelhos móveis

São tipos de anúncios do Youtube desenvolvidos exclusivamente para dispositivos móveis. Ele oferece uma maneira de criar campanhas muito específicas. São ideais para quem possui um público-alvo que utiliza muitos smartphones e tablets. Veja os tipos de anúncios disponíveis:

  • Roadblock: As propagandas aparecem na página inicial do Youtube e nas páginas de busca da versão mobile. Além disso, ele possibilita ver o número de usuários que viram as propagandas.
  • In-Stream: As propagandas desse formato duram 15 segundos e são exibidas antes de um vídeo de um parceiro Premium. Aparecem apenas para dispositivos mobile com OS Android.
  • Canais de Marcas: Esse formato permite fazer canais exclusivos para a versão mobile do Youtube. As empresas podem aumentar o número de visualizações dos seus vídeos nos dispositivos móveis. É ideal para quem deseja aproximar a sua marca de usuários de Android e iOS.

Agora você já sabe quais os tipos de anúncios do Youtube, invista agora mesmo no sistema ideal para sua empresa! Aproveite e faça o download gratuito do nosso e-book 'Manual completo sobre Redes Sociais' e faça das redes sociais da sua empresa um ótimo investimento e retorno!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.