A intranet é uma ferramenta de comunicação própria para ser usada em ambientes empresariais. Tal como a internet que todos conhecem, ela consiste em uma rede de computadores, mas que pertence a um local restrito. É muito útil porque permite o compartilhamento de arquivos e informações entre os colaboradores, sem que isso possa 'vazar' ao meio externo e alheio à corporação.

No caso das empresas que possuem filiais, é possível configurar a intranet para que todas as unidades tenham acesso a ela. Ressalte-se ainda que todos os departamentos podem se beneficiar dessa rede interna e não apenas o setor de T.I. Veja abaixo alguns motivos do porque usar uma intranet em sua empresa!

Melhor compartilhamento de informações

Essa é a primeira vantagem de utilizar a intranet: por meio dela, os departamentos que compõem a empresa podem compartilhar qualquer dado entre si, utilizando ferramentas como o Google Docs, por exemplo. É possível trocar relatórios, informações de metas, planejamento estratégico e outros documentos importantes de uma forma rápida e prática.

Se todos os colaboradores estiverem conectados na intranet, o trabalho em conjunto será aprimorado e todos sabem que esse é um dos grandes segredos para garantir o sucesso corporativo. Portanto, se a ideia é compartilhar informações otimizando o tempo de trabalho, a intranet será uma grande aliada!

Aumenta a produtividade

Esse é um dos maiores motivos do porque usar uma intranet no ambiente empresarial. Graças a essa rede interna, todos os colaboradores terão acesso às informações importantes da empresa com apenas um clique. Além disso, elas podem ser atualizadas em tempo real, fatores que podem aprimorar, e muito, a produtividade empresarial.

Por exemplo: se um colaborador do setor de marketing estiver planejando uma nova campanha, mas precisar de um relatório do departamento de contabilidade para saber quanto poderá investir, em poucos segundos ele obterá esse documento diretamente em seu computador, podendo dar sequência ao seu trabalho. Isso facilita o rendimento especialmente em empresas grandes, com muitos setores que podem ser distantes uns dos outros.

Gera melhor interatividade entre os funcionários

Todos os funcionários da empresa, embora cada um tenha uma função, têm um objetivo em comum, que é atuar em prol da concretização das metas corporativas. Para que eles possam trabalhar em conjunto, precisam se comunicar, e com a intranet isso fica mais fácil. A rede conta com programas de chat envolvendo apenas os colaboradores da empresa, o que também evita possíveis distrações caso fossem utilizados outros veículos, como o Facebook.

Essa vantagem torna-se ainda mais importante quando a empresa tem funcionários em unidades diferentes ou trabalhando por home office.

Reduz os gastos com papel

O último dos motivos do porque usar uma intranet é esse: ele reduz o uso e gastos com papel. Os dados relativos a uma empresa são atualizados constantemente, mas com a intranet eles estão sendo sempre disponíveis para todos. Cada um pode acessar em seu computador, ou seja, não é necessário imprimir relatórios e outros documentos para consulta. Em primeiro lugar, isso contribui muito com o meio ambiente e com a criação de uma consciência ecológica no meio corporativo. Além disso, também representa uma importante redução de custos com papel e cartuchos/toners de tinta para impressora.

Entendeu porque usar uma intranet é algo vantajoso para sua empresa? Experimente utilizar a intranet na sua empresa e veja, na prática, quantos benefícios ela pode trazer além de aumentar a produtividade dos funcionários. Para saber mais, faça o download do nosso e-book gratuito 'Como aumentar a produtividade da sua startup' e melhore a comunicação interna da sua empresa!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.