O blog é uma excelente plataforma digital para quem quer expor suas opiniões e conhecimentos a respeito de um assunto, conquistar visibilidade e até ganhar uma renda extra. No entanto, para ser eficiente na conquista desses objetivos, é necessário que o blog seja bem planejado e que exista toda uma boa estratégia digital por trás dele.

Quem deseja expor opiniões e conhecimentos sobre algum assunto, ter visibilidade na internet e lucrar com isso tem à disposição algumas plataformas para criar um blog. Não é difícil conquistar esses objetivos, porém, é necessário realizar um planejamento com base em uma boa estratégia. A seguir damos algumas dicas sobre como montar um blog para garantir o sucesso que você deseja.

Por que o blog é uma ferramenta essencial do marketing de conteúdo?

Porque através dele é possível conhecer melhor o público e aproximá-lo da marca. Através da divulgação de conteúdo de qualidade, os potenciais consumidores chegarão ao seu blog e conhecerão a sua empresa. O bom conteúdo também consegue links que apontam para o site, e isso para o Google significa que seu site é uma autoridade no nicho. Utilizando SEO, o público-alvo virá até o blog por meio das palavras-chaves.

Você também tem uma excelente maneira de interagir com o público. É possível criar canais de suporte, responder perguntas e dar feedback. Isso só melhora o relacionamento com o cliente. Com páginas de captura, você incrementará sua estratégia de marketing. Através delas, você pode dar um conteúdo gratuito em troca de dados (um e-book pelo e-mail, por exemplo), que ajudarão você a estabelecer uma relação mais próxima.

Além disso, o blog como ferramenta de marketing é excelente pelo baixo custo. Existem plataformas que oferecem sistemas prontos para a criação, como WordPress e Blogger. E ao manter uma frequência de postagem, você não perderá público. Em longo prazo, os próprios sites do nicho em que você atua reconhecerá seu blog como uma referência na área.

Quais são os principais objetivos de um blog?

Um blog pode ter diversos objetivos, sendo alguns deles elementares e outros particulares. Por exemplo, a divulgação de conteúdo e a comunicação são objetivos elementares, pois todo mundo que cria um blog o faz também por esses motivos. Os motivos particulares têm a ver com o que o seu criador está idealizando.

No e-commerce normalmente um blog serve para garantir alguma forma de lucro. Pode ser simplesmente o dinheiro (vendendo produtos ou anunciando, por exemplo) ou em forma de conversão (como preencher um formulário). O blog pode ser montado para fazer com que o público conheça e interaja com a marca, forneça informações pessoais e compartilhe o conteúdo.

Quando você montar um blog, defina bem seus objetivos. Eles fundamentarão sua estratégia de negócios na internet. Por exemplo, se o foco é em criar relacionamento com o cliente, é importante ter canais que facilitem a interação. Se o objetivo for vender, você precisará acoplar a ele uma loja virtual. Mas, se o objetivo for puramente o marketing, é preciso investir na produção de qualidade, como forma de engajar o público. O objetivo pode ser descoberto quando você pensar na finalidade. Responda a pergunta: 'para que estou criando o blog?'.

8 dicas de como montar um blog

Agora que você entendeu a importância de um blog, veja as nossas dicas para você saber como montar um blog:

Estabeleça uma frequência de postagem

Não há uma regra pré-estabelecida a respeito da frequência ideal de postagem. Tudo vai depender do nicho em que você está atuando e do público. Temas abrangentes podem render muitas postagens, e se o blog for voltado ao público mais jovem, é possível garantir mais interação e produção, pois ele gosta de exigir conteúdo novo. Na prática você irá descobrir os intervalos ideais entre uma postagem e outra. Deverá, então, respeitar isso, para que os leitores criem uma rotina de visitação. Mas se você quebrar essa periodicidade, pode perder a credibilidade.

Seja uma autoridade no assunto

Faça a si mesmo a pergunta definitiva: qual é o tema do blog? Na internet não é difícil encontrar opiniões sobre qualquer assunto. O que faz a diferença é a qualidade do material, a propriedade com que fala o emissor. Por isso, tome cuidado ao escolher o tema. Você precisa apreciar e entender o assunto, além de estar disposto a sempre aprender mais.

Faça comentários

É primordial ter uma relação com o público, para poder fidelizá-los. Tenha uma política por trás da moderação de comentários e responda todos os que estiverem dentro das regras. Além disso, crie uma newsletter para aproximar a relação entre produtor e leitor. Não adianta ter um blog apresentável se o público não irá voltar.

Troque links e estratégias de SEO

O SEO deve estar adequado à sua estratégia para que as páginas do blog estejam bem posicionadas em buscadores como o Google. Para isso, faça um bom trabalho de links, colocando-os no meio e no final do texto para o leitor continuar navegando no site. Os algoritmos dos motores de busca apreciam um trabalho de linkagem interna bem feito. Além disso, trabalhe as palavras-chaves do post (usando cerca de 8%), crie títulos com até 60 caracteres e faça uma URL legível com 3 termos de profundidade.

Mensuração de resultados

Depois de colocar o blog no ar, você precisa fazer frequentemente a mensuração dos resultados. Isso irá demonstrar se você está seguindo o caminho certo rumo ao lucro. Mensure os dados no máximo a cada 10 dias, para que você possa encontrar soluções para os problemas o mais rápido possível.

Avalie, por exemplo, se o número de visitas está crescendo, se as páginas nas redes sociais está garantindo público, se há muitos comentários e se a página está entrando nos ranques do Google. Esses são alguns dos pontos a serem analisados para garantir o crescimento do seu blog.

Se preocupe com a hospedagem do seu blog

A hospedagem é o serviço que você contratará para colocar as informações do seu blog no ar. Cada empresa de hospedagem possui uma quantidade de planos para adaptar ao site. É preciso escolher de acordo com diversos fatores. O tamanho do blog vai determinar o espaço que você precisa. Se ele terá conteúdo pesado (como vídeos) e receberá muitas visitas, é preciso investir em mais espaço.

Se o blog terá uma loja virtual ligada a ele, você também deve aumentar o tamanho da hospedagem. Esses fatores determinarão o preço da hospedagem. Escolha servidores reconhecidos, como HostGator, GoDaddy, Locaweb e DreamHost.

Pense bem no domínio do seu blog

O domínio é o endereço do blog, e deve ser o nome da marca. Se ele não estiver disponível, pense em variações que não alterem significativamente o sentido. É importante que ele seja exclusivo, por isso atente-se para a possibilidade de existir uma empresa com o nome escolhido. Isso pode gerar problemas legais.

Não escolha um termo muito longo, pois quanto menor for mais fácil será memorizado pelo público. Evite usar pontuação, e resuma se puder (por exemplo, 'www.boutiqueretro.com' em vez de 'www.lojaderoupasboutiqueretro.com'). Além disso, dê preferência à terminação '.com', porque, além de ser mais fácil de lembrar, tem vantagens no posicionamento.

Escolha o melhor design para o seu blog

O design precisa ser simples, limpo e funcional. A usabilidade é o ponto principal de um bom layout. A maior regra nesse caso é: não faça o visitante pensar. Ele precisa encontrar tudo com facilidade. O conteúdo deve estar hierarquizado, para que o usuário entenda tudo assim que entrar no blog.

O design também precisa ser responsivo, ou seja, adaptável em dispositivos móveis. Hoje há mais pessoas acessando a internet por smartphones e tablets do que por computadores. Além disso, buscadores estão privilegiando sites que se adaptam a todos os tamanhos de dela. Por isso, é extremamente importante pensar nesse ponto.

Dicas de como fazer um bom SEO em meu blog

Otimize os títulos dos seus conteúdos

Você deve ser objetivo na escolha do título, pensando no leitor, não no algoritmo. Ele deve resumir a postagem e atrair o visitante. Existem diversas fórmulas úteis para chamar a atenção. Veja algumas delas com exemplos em parênteses:

  • Tutorial (Como fazer…)
  • Dicas (O que fazer…)
  • Perguntas (Como ranquear no Google?)
  • Lista (5 motivos para…)
  • Imperativo (Compreenda de uma vez…)

Escreva a palavra-chave no início ou no final do título. Saiba que o Google mostra entre 55 e 60 caracteres, portanto, tente limitar seu título a este tamanho, que corresponde, em média, a 8 palavras.

Entenda como otimizar os intertítulos

Use intertítulos para dividir o assunto em pequenas partes e facilitar a leitura do texto. É importante que eles contenham palavras-chaves e sinônimos delas. Um intertítulo deve ser escrito como um título, ou seja, deve apenas indicar o que será tratado, sem responder nenhuma dúvida do leitor. Do contrário, ele se dará por entendido e não lerá.

Faça listas e use o verbo no imperativo (adquira, estude, conheça…). Outra boa maneira de usar intertítulos é através de perguntas. Lembre-se sempre de manter uma hierarquia clara: eles devem ser menores que o título do post, e tópicos internos menores que os intertítulos.

Como utilizar as palavras-chaves para o SEO do meu blog?

Essa dica é muito importante na hora de como montar um blog. A palavra-chave deve estar no início do artigo e no título do post. O Google entenderá que aquele texto trata principalmente daquele tema. A densidade das palavras-chaves deve ser de 2%. Isso significa que a cada 100 palavras escritas no post, 2 podem ser da palavra-chave. No entanto, é bom entender que isso não é uma regra fixa. Serve apenas para termos um parâmetro.

Lembre-se de usar sinônimos das palavras-chaves. Significa que o texto está explorando muito o tema, além de que atrairá pessoas que pesquisam a mesma coisa usando palavras diferentes.

O que fazer agora que montei o meu blog?

Agora que você descobriu como montar um blog e está pronto para começar, deve aprender a divulgar os conteúdos. Comece divulgando-o nas redes sociais que o seu público-alvo frequenta. No Facebook, por exemplo, você poderá criar uma fanpage com foco principal na divulgação das páginas do blog. Participe de fóruns sobre o seu nicho, compartilhando suas postagens quando for o assunto do tópico.

Quando publicar um novo post, compartilhe-o em sites de conteúdo, como agregadores de links. Faça uma lista de sites sobre o mesmo tema do seu blog, para visitar diariamente. Crie relação com esses blogueiros, deixando ótimos comentários nos seus posts e compartilhando (moderadamente) a sua produção. Com o tempo, você poderá firmar parcerias com eles, e poderá publicar um guest post (como convidado), para levar seu blog a outros públicos.

Você também pode criar iscas ou imãs digitais. Ao criar um conteúdo que interessa ao leitor (como um e-book), você troca-o por seu e-mail. Ter uma lista de e-mail é útil tanto para o marketing como para enviar novos conteúdos do blog. Sempre experimente estratégias diferenciadas. Participe de eventos, crie vídeos e podcasts. Além disso, não se esqueça de investir em SEO, pois é uma forma de atrair mais pessoas para seu blog.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.