Mensurar os resultados e avaliar os indicadores de sucesso das ações de Marketing Digital, sempre com dados precisos como o controle de tráfego, engajamento e, principalmente, as conversões.

Essa é uma das principais vantagens do marketing voltado para o ambiente digital: é possível acompanhar os passos do visitante ou lead através das página do site, anúncios, rede sociais, download de materiais e abertura de e-mail marketing, entre outras ações tomadas por ele.

O resultado desse rastreamento serve para entender, por exemplo, qual é o retorno do investimento (ROI) em cada canal de marketing e se a estratégia está alinhada ao objetivo, seja ele aumentar a geração de leads, criar autoridade através de conteúdos ou vender um produto.

Entenda, a seguir, o que são tags de conversão e por que você deve utilizá-las no site da sua empresa.

O que são as tags de conversão?

Antes de explicar o que são tags de conversão, é preciso que você tenha claro que a taxa de conversão é uma métrica representada pela razão do número de visitantes do site e pelo número de conversões em determinado canal, sejam curtidas em redes sociais, cliques em e-mail marketing ou preenchimento de formulário em solicitação de orçamento.

Para acompanhar o número de conversões, é preciso registrar quem, quando e onde a ação foi realizada. É aí que entram as tags de conversão, marcadores em formato de códigos ou scripts instalados nas páginas do seu site que registram o acesso e as conversões de visitantes.

Para que servem as tags de conversão?

Com as tags de conversão é possível saber o tempo de permanência em uma página, por exemplo, uma métrica valiosa para quem deseja conquistar autoridade na internet. Afinal, quanto melhor o conteúdo, maior será o tempo gasto na leitura.

Outra utilidade das tags de conversão é a geração de leads, onde a ação é marcada pelo preenchimento de um formulário e envio dos dados pelo visitante. Neste momento, os marcadores identificam quem é o usuário e fazem a associação de todos os dados coletados sobre ele.

As tags de conversão servem também para auxiliar a mensurar o engajamento no seu site, marcando uma conversão após um número X de páginas visitadas pelo lead. O conjunto dessas informações ajuda a categorizar os leads (lead tracking) e pontuá-los (lead scoring), indicando qual é o grau de maturidade dentro da jornada da compra.

Principais tipos de tags de conversão

As tags são instaladas no código HTML do site e, como você viu aqui, são utilizadas para marcar as conversões dos visitantes. Existem diversos tipos de tags de conversão usadas com diferentes finalidades, configuradas para marcar ações diferentes no seu site.

Conheça as as principais tags de conversão e como elas funcionam:

• Código de Acompanhamento do Google Analytics - a tag do Analytics é gerada pela ferramenta de monitoramento e análise do Google e registra dados como a data, horário, região e de quais dispositivos o seu site foi acessado. Trata-se de uma tag essencial para gerar insights e otimizar estratégias de acordo com os dados coletados.
• Tags de conversão do Google Ads - a instalação dessa tag é fundamental para criação da segmentação de campanhas de anúncios do Google Ads e serve para acompanhar cada conversão.
• Pixel do Facebook - é um código gerado pelo gerenciador anúncios do próprio Facebook e através dele é possível segmentar públicos para exibição de anúncios na rede social, de acordo com a ação de conversão realizada. Essa segmentação automática auxilia, por exemplo, na criação de campanhas de remarketing, rastreamento de conversões e otimização de campanhas, realizando a marcação quando um cliente demonstra interesse ou realiza a compra de um produto no seu site.
• LinkedIn Insight Tag - assim como o Facebook, a tag de conversão do LinkedIn é responsável por rastrear as conversões, redirecionar visitantes do site e obter insights adicionais sobre usuários que interagem com os anúncios nesta rede social.
• Código de Monitoramento do RD Station - a ferramenta de automação RD Station Marketing possui tags para registrar os passos (lead tracking) e identificar a origem do lead, além da integração de formulários e pop-ups.
• Google Search Console - é associado a um sitemap e é integrado ao Analytics, sendo a ativação realizada através dessa ferramenta. Os relatórios do Search Console são responsáveis pelas informações sobre o tráfego de pesquisa orgânica, como número de vezes em que seu site aparece nos resultados, engajamento, taxas de conversão e rejeição.

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Douglas Gomes
Douglas Gomes
Douglas Gomes

Mineiro e Jornalista. Assistente de Marketing Digital e Redator de Conteúdo na Post Digital. Certificações em Produção de Conteúdo para Web, Inbound e Outbound Marketing, Sales e Google Ads e Analytics.