A internet é um ótimo local para expôr sua empresa ou negócio de qualquer segmento, mas também é um ambiente extremamente competitivo. Com tantos sites e blogs na ativa, fica difícil conquistar a atenção do público. É por isso que existem técnicas para melhorar a posição de um site nos mecanismos de busca, por onde a maioria das pessoas o encontra. Uma delas é o SEO (Search Engine Optmization), que se baseia em palavras-chave. Mas não há apenas um tipo de palavra-chave! Na verdade, cada tipo é usado com um intuito diferente. Vamos falar sobre o que são long tails keywords!

O que são long tails keywords?

Long tail significa "cauda longa" e é um conceito que surgiu com Chris Anderson, enquanto ele procurava designar diferentes nichos de mercado. Anderson percebeu que o método de maior sucesso no varejo era aquele que vendia muitos produtos de áreas específicas, do que o que vendia poucos produtos de muita popularidade. Isso faz com que as lojas consigam atender vários públicos, vendam bastante e enfrentem menos concorrência.

No marketing digital, a ideia funciona de forma parecida. As palavras-chave long tails são mais específicas, e procuram servir para que o site seja bem ranqueado nos buscadores quando as pessoas procurarem por esses termos mais "fechados". Por exemplo, é mais difícil aparecer no topo do Google quando alguém procura apenas por "celular", já que a concorrência será muito forte, mas é bem melhor se a pesquisa for "celular Asus Zenfone 3". Se sua palavra-chave for como essa última, ela será long tail.

Por que utilizar long tails?

Mais importante do que saber o que são long tails, é entender sua importância no marketing digital da empresa, e mais especificamente no SEO. Ao invés das palavras-chave genéricas (chamadas de head tails), essas possuem diversas vantagens para melhorar o ranqueamento do site. Entre elas, estão:

    • Mais velocidade nos resultados; já que a concorrência diminui, mais clientes escolhem rapidamente;
    • Maior taxa de conversão; pelo mesmo motivo acima, há uma menor procura dos consumidores por outros competidores, o que faz com que eles fechem negócio com o que encontram primeiro;
    • Mais barato; o investimento nas long tails é menor no caso de links patrocinados, já que o custo é relacionado com a demanda.

Resumidamente, as long tails são essenciais para se destacar nos buscadores e não ser afogado pela enorme quantidade de sites que já utilizam palavras-chave genéricas. Unidas às head tails, elas aumentam significativamente o sucesso do conteúdo.

Como usar as long tails

Palavras-chave long tails podem e devem ser utilizadas com bastante frequência. Todo conteúdo produzido no site ou blog deve ter algumas delas, e quanto mais específicas forem, melhor. É claro que as genéricas também podem fazer parte do conteúdo - na verdade, elas podem se complementar. Por exemplo, além de escrever "long tails keywords", você pode também incluir "o que são long tails keywords e como funcionam". Você decide a melhor ordem, mas com bom senso!

Outro ponto importante é que as palavras-chave devem estar presentes não só no corpo do texto, mas também no título, nos subtítulos e na URL.

Aproveite e baixe nosso e-book gratuito sobre "Como criar um site de sucesso para sua empresa" e saiba mais!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.