Os sites de buscas, também conhecidos como mecanismos de busca ou simplesmente buscadores, são a principal ferramenta na busca por informações no mundo online. O SEO (Search Engine Optimization) é um trabalho back stage, que tem como principal objetivo tornar o seu site mais amigável aos buscadores, focando e trabalhando com palavras-chave determinadas e selecionando o conteúdo disponível para que ele fique mais bem colocado dentro do campo de buscas orgânico dos buscadores.

Não é uma estratégia digital utilizada apenas com sites de e-commerce, mas sim para qualquer um que deseja encontrar potenciais clientes através da internet, seja esses leads clientes, prestadores de serviço ou fornecedores.

O que é uma empresa de consultoria de SEO?

A empresa especializada em SEO oferece estudos norteados para otimização. Normalmente, o SEO in-house oferece profissionais que possuem conhecimento de SEO nas mais diversas áreas aplicadas, como o Marketing Digital e o TI, otimizando seu site nos mais diversos aspectos. Quanto mais pessoas estiverem trabalhando de forma contínua para o sucesso desse projeto, mais conteúdo relevante, único e original o cliente terá à sua disposição.

A principal diferença de uma empresa de consultoria de SEO e uma de SEM, é que a segunda, devido à necessidade de recursos especialistas, terceiriza essa prestação para outras agências que ofereçam esse serviço e que estão mais antenadas com as melhorias e técnicas utilizadas pela leitura dos buscadores.

O que essa empresa faz?

Alguns fatores como objetivos, o conteúdo disponibilizado pelo site, visual (design) e marketing será apontado por ela. Procuram se embasar em alguns tópicos importantes para entender o que uma empresa de consultoria de SEO faz:

  • Estudo do público-alvo a ser atingido: entender quem são seus consumidores e como eles interagem com o site.
  • Descobre-se os problemas: é uma investigação minuciosa e criteriosa do site, para averiguar os problemas que impedem os buscadores de indexar a sua página onde você deseja que ela esteja.
  • Análise técnica: aqui, já se sabe ao certo os problemas que o seu website possui, estabelecendo uma planilha com quatro pilares de ação: Público-alvo, Arquitetura e Estrutura do website, Ação da Concorrência e Conteúdo Disponibilizado.
  • Criação de conteúdo: o marketing de conteúdo é uma das principais ações para um bom plano de SEO. Criar conteúdo original e exclusivo através da análise do público que irá interagir com ele é um dos pontos fundamentais para um bom posicionamento.
  • Relatórios com dados de desempenho: mensalmente, serão feitos relatórios mostrando os avanços em conversão do seu site, apontando o sucesso do projeto definido.

Quais as vantagens de se consultar?

Inúmeras são as vantagens de fazer uma consulta especializada em SEO. Ela mostrará pontos positivos e negativos do seu site, indicando o melhor caminho a seguir para ter o resultado desejado, que á a conversão de leads.

Em longo prazo, você verá resultados significativos, além do aumento de páginas indexadas nos buscadores desejados. Lembre-se que eles possuem as ferramentas certas para mapeamento completo do website, determinando o campo de busca e palavras-chaves. Através de conteúdo dinâmico e exclusivo, aplicando as técnicas certas, fará com que o seu site alcance o posicionamento orgânico desejado.

Entendeu o que é uma empresa de consultoria de SEO? Que tal fazer uma consulta e ver como o SEO do seu site está? Para te ajudar, baixe o nosso e-book gratuito 'Checklist de SEO - O passo a passo para você otimizar o seu site' e faça um SEO de sucesso no seu site!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.