Nos dias de hoje a empresa que quer se destacar em seu segmento de atuação, tornando-se uma referência no mesmo, deve apostar em soluções inovadoras para a divulgação de seus produtos e/ou serviços no ambiente digital. As soluções criativas e inovadoras são capazes de tornar o relacionamento entre a empresa e a clientela muito mais pessoal – o que não só é visto de modo positivo pelo cliente, como também o impulsiona a voltar a fazer negócio com a sua empresa.

Pensando nesta tendência, neste artigo falaremos sobre o que é podcast e como ele pode ser usado para a divulgação de sua empresa!

O que é Podcast?

O podcast funciona de modo muito similar a um programa de áudio ou rádio, com a diferença de que o seu conteúdo é 'on-demand' – ou seja, a pessoa que o acessa pode escutar o que quiser e no momento que desejar. Uma das características de maior destaque deste formato é o seu modo de distribuição, por um sistema denominado ‘podcasting’. O conteúdo midiático (geralmente um áudio) pode ser sobre uma grande variedade de temas: culturais, noticiosos, políticos, humorísticos, games, músicas, educacionais e assim por diante.

Sendo assim, para você entender o que é podcast, podemos dizer que ele é uma mídia responsável pela propagação de informações – assim como o jornal, o rádio ou a própria televisão. O podcast é como se um fosse um blog – só que ao invés de escrito e posteriormente lido, ele seria falado e em seguida escutado. Sendo assim, imagine os assuntos abordados pelos blogs, porém, em formato de áudio – para que o usuário escute a opinião/música ou outro ao invés de ler.

Neste tipo de arquivo criado pelo próprio usuário, é possível disponibilizar seleções com listas, músicas e até mesmo opiniões sobre os mais variados temas – como episódios de séries, filmes ou ocorrências na política. Ele pode ser ouvido a qualquer momento e em qualquer tipo de player portátil. Os podcasts têm como principal característica a possibilidade de ofertar conteúdo diferenciado e especializado para os ouvintes, livrando-os daquelas grades de programação muito amplas.

A seguir, confira como esse termo surgiu.

Qual a origem do podcast?

O termo podcast surgiu em 2004 da junção entre dois diferentes termos – broadcast (a famosa transmissão por meio do rádio) e iPod. Esse conceito foi desenvolvido na prática por Adam Curry, que na época, trabalhava na MTV. Ele foi o responsável por disponibilizar na internet o primeiro 'agregador' deste formato de mídia – deixando o seu código aberto para que programadores e demais especialistas pudessem não só utilizá-lo, como também, aperfeiçoá-lo. Curry foi então o primeiro a transferir áudios do RSS para o iTunes, chamando este método de 'RSStoiPod'.

Foi a partir de então que muitos agregadores de podcast começaram a surgir, disponibilizando ainda o recurso de download automatizado. Esses agregadores ganharam o nome de 'podcasting', conforme a própria sugestão do âncora do jornal norte-americano 'The Guardian', ainda em 2004. Vale lembrar que, por mais que o podcast faça referência ao iPod, ele não é reproduzido unicamente por meio desta mídia – mas por qualquer outro aparelho.

Porque usar o podcast para o seu marketing digital?

Agora que você sabe o que é podcast, deve estar pensando em como trazê-lo para a sua estratégia de marketing digital – e nós lhe ajudaremos com isso. Os podcasts refletem diretamente em uma estratégia digital de alto alcance e baixo custo, ou seja, com um ótimo custo x benefício de implementação. Só para ter uma ideia, alguns podcasts podem ser realizados pelo Skype, sendo posteriormente transmitidos por plataformas totalmente gratuitas, assim como funciona o SoundCloud, por exemplo.

Além dos custos mais baixos e da possibilidade de garantir a expansão da marca para canais diferenciados, os podcasts também podem ser utilizados para tornar a sua empresa uma referência em determinado assunto – reforçando a autoridade naquele tema. Além disso, os podcasts também são usados para o alcance de usuários conhecidos como 'early-adopters', ou seja, que estão conhecendo a sua empresa agora. Obviamente, os podcasts também são aliados no aumento do engajamento, na atração de novos clientes e até mesmo em estratégias de SEO.

Dicas de como fazer um podcast de sucesso

  • Crie bons temas: A nossa recomendação é que você busque, ao máximo, a originalidade – criando podcasts com assunto verdadeiramente diferenciados, de qualidade e relevantes. Evite os temas ultrapassados e que você já viu por aí antes.
  • Escolha participantes que entendam do assunto: Para que o podcast seja realmente envolvente, o mais recomendado é que você chame para participar do mesmo, uma pessoa que é autoridade naquele assunto – como convidando um personal trainer reconhecido em todo o Brasil para falar sobre ganho de massa muscular, por exemplo.
  • Se preocupe com o nome do podcast: Afinal, o nome é tão chamativo como o título de um artigo de blog, por exemplo. Além disso, lembre-se que é dessa forma que a pesquisa será realizada nos motores de busca, melhorando os seus resultados com SEO.
  • Use bons equipamentos: Bons equipamentos tanto para a gravação como para a disponibilização do podcast (como veremos a seguir) também são fundamentais para que ele tenha boa qualidade.

Ferramentas para você criar o seu podcast

  • SoundCloud: O SoundCloud é um ótimo aplicativo para a disponibilização de músicas e podcasts como um todo. Ele suporta uma grande variedade de áudios (como MP3, OGG, WAVE, IFF e outros). É totalmente gratuito e possui como principais características: qualidade de som, simplicidade e velocidade para upload.
  • Spreaker: O Spreaker funciona de modo muito similar ao SoundClound. Ele permite a transmissão de áudios e conta ainda com algumas listas fixas de podcasts para você se inspirar, como New York Times, Mashable, Business Insider Reino Unido e outros.

E agora que você já sabe o que é podcast, o que ainda está esperando para utilizá-los ao seu favor na divulgação de seu negócio? Quer saber mais como divulgar a sua empresa? Faça o download do nosso material gratuito 'Manual Completo sobre Marketing de Conteúdo' e produza materiais de qualidade para a sua empresa!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.