De acordo com pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro), 67% de todos os acessos à internet no Brasil são realizados por meio de dispositivo móveis, como smartphones e tablets. Por serem dispositivos móveis, eles são capazes de fornecer a localização do usuário em tempo real.

Para isso, basta pensar em apps como o Google Maps, aplicativos de mapeamento do transporte público como o Waze e outros de encontros baseados pelo GPS (que mostra a distância entre os usuários).
Assim, o uso do GPS trouxe diversas novas potencialidades nas mais diversas áreas, incluindo o marketing, que quando é feito baseado na localização recebe o nome de geomarketing. Mas você sabe o que é geomarketing? Confira:

O que é geomarketing e sua evolução na era digital

A localização é muito utilizada no marketing, pois é através dela que a segmentação geográfica é feita. No entanto, o dado novo é que na era dos dispositivos móveis a localização não é mais feita em função do negócio, mas em sim em função dos clientes em potencial e as impressões que têm do negócio.

Um exemplo simples, mas bastante eficaz disso é o Uber. Antigamente, se qualquer pessoa desejasse pegar um táxi, ela teria que se deslocar até um ponto de táxi. No entanto, por meio do aplicativo, ela consegue pedir um carro que vai até ela pela geolocalização, e que, além disso, faz uma busca do motorista que está mais próximo, poupando tempo de espera e evitando o desperdício de combustível.

 

Estratégias de geomarketing

Apesar de sua alta eficácia, vale frisar que assim como em qualquer outra forma de marketing é necessário adotar estratégias para que o marketing baseado na localização seja eficaz. Agora que você já sabe o que é geomarketing, saiba quais são as suas principais estratégias:

 Geotargeting: consiste em mostrar um conteúdo personalizado ao usuário baseado em sua localização geográfica. Alguns exemplos dessa estratégia incluem mostrar conteúdo na língua oficial do país/região que o usuário se encontra e eventos que ocorreram na região que se encontra;

• Geofencing: trata-se de estabelecer uma área geográfica de atuação ou, traduzindo o conceito, uma cerca geográfica virtual. Um bom exemplo de geofencing é a delimitação de uma área por uma imobiliária, que envia notificações aos usuários cadastrados sobre os imóveis disponíveis para venda/aluguel assim que o usuário entra na área geográfica delimitada;

• Geotagging: como o nome indica, essa estratégia consiste em marcar uma foto, vídeo, QR Code, feed RSS e outros por meio de uma etiqueta de localização. Trata-se de um dos recursos mais utilizados pelos usuários, uma vez que corresponde ao famoso check-in e marcação de fotos;

• Geofiltros: bastante similar aos geotagging, mas funciona por meio da adição de uma imagem ou arte baseado no local que se encontra. O exemplo mais famoso se encontra no Snapchat, no qual é possível personalizar uma foto com os geofiltros;

• Sites Personalizados: como o próprio nome indica, este conceito diz respeito à personalização de sites com base na localização, como a exibição de produtos em uma e-commerce de acordo com o local que o usuário se encontra.

 

Como usar geomarketing em anúncios

Utilizar geomarketing para criar anúncios na internet é uma das formas mais eficientes de atingir determinado público pela segmentação através da localização. Isso significa que o anúncio é direcionado a usuários que estão em um raio determinado pelo anunciante, possibilitando a personalização de campanhas.

E você sabe como as empresas conseguem ter acesso a esses dados? O segredo está nos dados fornecidos pelo próprio usuário quando faz alguma marcação de postagem nas redes sociais ou autoriza sites e aplicativos a terem acesso à localização através do GPS ativado de dispositivos móveis ou pelo IP do computador.

Google Ads e Facebook Ads são exemplos comuns no dia a dia de usuários que utilizam, principalmente, a segmentação por localização através do geotargeting e envio de anúncios personalizados pela localização em tempo real através do geofencing.

Quer saber como funciona cada um? Veja só!

• Google Ads

O gerenciador de anúncios do Google permite com que empresas criem campanhas através da segmentação por países, estados ou regiões dentro de um país, raio em torno de um local e até mesmo agrupar locais para que os anúncios apareçam ou sejam restringidos a determinada área.

Sendo assim, ao criar um anúncio no Google Ads com foco no geomarketing, é possível fazer com que usuários da região selecionada na campanha recebam e-mails e notificações no celular ou visualizem anúncios no Youtube, banners da rede de display e links patrocinados na primeira página do Google de acordo com a sua localização.

A segmentação por país é interessante para quem atende um público mais amplo, como um e-commerce ou empresas multinacionais, por exemplo. Já a segmentação por regiões possibilita, por exemplo, informar sobre as ofertas a públicos de acordo com os estados, municípios e até mesmo bairros onde esses clientes estejam.

A segmentação por raio em torno de um local, por sua vez, permite que usuários que estejam no entorno da sua empresa de acordo com a distância determinada por você. Para restaurantes delivery essa é uma ótima opção!

• Facebook Ads

Outra importante ferramenta para criação de anúncios utilizando geomarketing nas redes sociais poderosa em termos de público e engajamento é o Facebook Ads.

Além dos anúncios do Facebook, através do gerenciador de anúncios e do Power Editor , são criados anúncios para o Instagram. Para as duas redes sociais, são oferecidas opções que vão além do local estático do usuário. Desta forma, é possível segmentar todas as pessoas em uma localização, que morem nas imediações, que estiveram recentemente perto da sua empresa ou que visitaram a área.

Inaugurou uma nova loja ou restaurante? Para alcançar todas as pessoas que estão ali por perto, sejam paradas no trânsito ou passaram pela rua de ônibus, receberão a publicidade personalizada.

O recurso "Pessoas neste local recentemente" serve para que você anuncie, por exemplo, para quem esteve em uma área próxima ao seu ponto de venda e tem chances de retornar àquele local e visitar o seu empreendimento.

Outra forma de segmentação utilizando geomarketing no Facebook e Instagram é segmenção para pessoas que estão visitando um local, indicado para serviços de hospedagem, guias turísticos ou eventos.

O incentivo ao uso de hashtags e de check ins também é indicado para o monitoramento e divulgação da sua empresa.

Como ser encontrado: Google Meu Negócio

Você já deve ter notado que quando faz uma pesquisa sobre alguma empresa, ao lado direito da página de busca do Google, aparecem informações como a localização, horário de funcionamento, produtos, serviços, fotos, promoções e avaliações de clientes.

Google Meu Negócio é um serviço gratuito para cadastro de informações que também pode ser utilizado pela sua empresa para ser encontrada pelo usuários que procurarem pela Rede de Pesquisa do Google e no Google Mapas. Ou seja, uma importante ferramenta de geomarketing para sua empresa.

Desta forma, o seu negócio se torna visível em buscas por geolocalização e tipo de negócio, possibilitando traçar rotas até a sua localização e encontrar informações relevantes como seu site, endereço e telefone para contato.

Cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio é simples: basta fazer o login no site e preencher o formulário com o nome da empresa, país, endereço, código postal, categoria de negócio, horário de funcionamento e se você atende apenas naquele local informado ou em outras áreas.

Após aprovado o cadastro, você poderá gerenciar as informações da sua empresa e o ideal é mantê-las sempre atualizadas. Dessa forma, é possível monitorar a interação dos usuários, como número de visualizações e solicitações de contato, avaliações sobre o seu negócio e, ainda, inserir fotos e vídeos.

Cases de sucesso que utilizaram o geomarketing

Um ótimo exemplo do uso bem sucedido do geomarketing diz respeito à rede de escolas Kumon, que a partir do cruzamento de dados da localização de suas escolas, a localização dos alunos e a localização dos clientes em potencial, conseguiu criar campanhas direcionadas especificamente aos alunos em potencial e realizar maior número de matrículas.

Outro exemplo vem da empresa multinacional de bebidas Heineken, que utilizou o geomarketing para captação de clientes no Rio Grande do Sul, mais especificamente em Porto Alegre. Isso porque a marca detectou uma situação em que o market share da empresa havia reduzido em 42% para uma de suas marcas, apesar da taxa de consumo de cerveja aumentar 5% ao ano. Utilizando o software OnMaps para mapear o lifestyle dos consumidores, a Heineken construiu o perfil da persona ideal e conseguiu ativar 80% das oportunidades mapeadas, com ações de marketing e redistribuição das áreas de atuação dos fornecedores em um trimestre, aumentando o número de vendas e positivando a marca com os consumidores.

Em seis anos, a varejista brasileira Riachuelo dobrou o número de lojas utilizando geomarketing para avaliar e planejar a abertura de novas unidades com foco na segmentação de clientes em áreas. Desta forma, a empresa consegue entender qual é a demanda com relação ao perfil da buyer persona do negócio que residem até 5km de cada loja, além de mapear quais clientes não utilizavam mais o cartão da loja e investir em ações de marketing direto para reativar esses clientes como envio de SMS e catálogos diretamente para as residências, e depois foram mensuradas tendo retorno de 30 a 40%.

Já a multinacional Starbucks utiliza o geomarketing não apenas para mapear novas lojas, mas para mapear as mudanças de tendências de consumo de acordo com informações geo-demográficas, auxiliando no controle de estoque e lançamento de novos produtos em determinadas épocas, de acordo com a área na qual as lojas se encontram.

Por fim, vale ressaltar que o geomarketing possui enorme potencial quando combinado ao marketing de conteúdo, forma eficaz e barata de marketing, oferecendo conteúdo de qualidade e assertivo baseado na localização dos usuários.

Depois de saber o que é geomarketing, suas estratégias e exemplos de sucesso que tal saber como combiná-lo com suas outras estratégias?

Combinando geomarketing e outras estratégias

Aliado a outras formas de divulgação do seu negócio, o geomarketing tem resultados muito positivos para o alcance de público pela sua marca. Isso porque as estratégias de marketing aliadas ao georreferenciamento são formas de segmentar o público com objetivo de mapear os diferentes perfis de acordo com a localização dos consumidores e, assim, entender como o produto ou serviço pode atendê-los e principalmente, fazer parte do relacionamento. Conheça alguns exemplos, a seguir:

• Mídia tradiciona

Outbound marketing, ou marketing tradicional, trata das ações diretas de prospecção de clientes utilizando, por exemplo, anúncios em mídias tradicionais. Pensando nas informações fornecidas pela geolocalização, é possível estudar o fluxo de consumidores por determinada área e criar comunicações assertivas para ações de marketing como instalação de outdoor e totens em locais de circulação como pontos de transporte público, estações de trem e metrô, por exemplo, para o lançamento de um novo ponto de venda.

• Promoção de vendas

O geomarketing também pode ser utilizado para o direcionamento de anúncios para pessoas na região onde já existe um ponto de vendas, oferecendo descontos exclusivos e com validade para determinado período. Neste caso, vale a pena utilizar os recursos digitais para envio de SMS ou notificações para o celular da quem circula naquela região. Oferecer vantagens para os clientes que fizerem check in ou avaliações nas redes sociais ou ainda responderem questionários de satisfação que dão direitos a descontos em novas compras ou brindes são formas de fidelizar clientes, garantindo que a sua marca tenha visibilidade.

• Marketing de Conteúdo

Falando de Inbound Marketing, temos a vantagem do acesso a dados no ambiente digital através do georreferenciamento para atrair novos clientes direcionados através das estratégias de marketing de conteúdo que, por sua vez, são baseados na persona de um negócio. Isso significa mapear todas as informações que sejam capazes de construir um perfil de cliente ideal que chegará até os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa através de um funil de vendas. Portanto, o geomarketing aliado ao inbound permite a criação de anúncios em vídeo e também blog posts direcionados para uma região específica, com conteúdos relevantes para a persona da sua estratégia. Ao levantar informações sobre a localização dos potenciais consumidores, a criação de conteúdo relevante para aquela região e a segmentação para investimento em anúncio serão essenciais para o sucesso da sua estratégia.

Ufa! Descobriu e entendeu o que é geomarketing e como ele pode ajudar a sua empresa a conquistar novos clientes e a manter relacionamento com os consumidores da sua marca? Para que você aprenda um pouco mais sobre estratégias digitais, a nossa sugestão é o ebook gratuito “Como divulgar minha empresa com Marketing de Conteúdo?”.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.