Mais do que um e-mail, uma newsletter é um canal de contato, divulgação e atualização de temas variados. Esse formato de conteúdo é tão versátil que é adotado por todos tipos de empresas: comércio, agências, serviços variados, etc.
Não à toa a newsletter também é usada também para comunicação interna, já que é composta com poucos elementos e tem baixo custo em relação a outros materiais, como os banners, murais, e até mesmo a rede de intranet.
Empresas com um número relevante de funcionários precisam da comunicação interna para divulgar novidades, alinhar atividades e procedimentos, motivar equipes e também para marcar presença e dar abertura para dúvidas, sugestões e críticas.
Saiba como fazer uma newsletter para comunicação interna com as dicas abaixo.
Cuidados básicos
Como a newsletter tem o objetivo de fazer a ponte entre empresa e funcionários, envie o e-mail só em endereços corporativos, assim o assunto não extrapola o ambiente de trabalho e mensagem tem garantia de ser entregue.
Envie a newsletter de um e-mail “pessoal” da empresa - geral de um setor, por exemplo - de forma que o público possa responder à mensagem quando for conveniente.
Pense em temas interessantes para os e-mails e em uma linguagem comum para todos eles, dependendo também do perfil da empresa. Com isso, passe para os cuidados com o formato e o envio.
Conteúdo relevante sempre!
Não adianta enviar uma newsletter para todo o quadro de funcionários simplesmente por enviar. O conteúdo é essencial para as newsletters, devendo ser enriquecedor e variado.
O texto é o básico, mas os e-mails também podem incluir fotos, gifs e links para vídeos, caso a empresa tenha um canal no YouTube ou outra plataforma.
Invista em textos informativos e inclua editorias variadas comuns aos e-mails enviados, a exemplo de frases motivacionais, carta da diretoria, breves entrevistas com funcionários, etc.
Periodicidade
Ponto que deve ser bem definido, considerando as pessoas disponíveis para fazer a comunicação e até o ritmo geral de trabalho na empresa. Se for enviada com muita frequência, a newsletter pode criar inimigos.
Já se for enviada sem nenhuma regularidade, dependendo do humor ou de pedidos da chefia, a newsletter fica irrelevante, sendo mais um comunicado perdido em meio aos e-mails corporativos.
Calcule o que seria uma boa periodicidade para as mensagens. Semanalmente é o padrão, mas avalie se há muito conteúdo disponível ou novidades acontecendo (ou o contrário) para definir esse ponto.
Boa diagramação
Nada de enviar um bloco de texto denso! Se o objetivo é conversar com os funcionários de diferentes setores e níveis, a diagramação é essencial para entregar um conteúdo que o público vai ter prazer em ler e esperar pela próxima mensagem.
Pense na newsletter realmente como uma carta. Distribua textos e imagens, se existirem, de forma harmoniosa, se atentando ao uso de cores, tamanho de fontes e outras características do tipo.
Teste a estratégia
A newsletter pode e deve ser testada, justamente para medir o que funciona em relação ao texto, botões, imagens, links, engajamento, etc. Uma forma de fazer isso é com o Teste A/B.
Nesse tipo de teste, metade da base recebe um modelo de e-mail enquanto a outra metade recebe a mesma mensagem com pequenas alterações: no assunto, em imagens, etc.
Conheça mais sobre o Teste A/B para newsletter e inclua esse canal na estratégia de comunicação interna!