Atualmente, as tecnologias são essenciais para moverem a economia, e as empresas que estão sempre atentas a evolução do mercado conseguem melhorar seu desempenho, conquistar mais clientes e manter aqueles que já fazem parte de sua história. Com as redes sociais, o acesso maior a informação e também à internet, sabemos que nenhuma companhia consegue se destacar de sua concorrência se não souber administrar bem a tecnologia. São milhões de possibilidades que podem ser usadas nessa empreitada, como o QR Code, aplicativos sociais, e-commerce, entre outros.

O uso dessas tecnologias permite que você mostre credibilidade, valorize mais seus produtos e serviços e também melhoram seu lucro. Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, vamos mostrar como usar o QR Code e quais benefícios ele pode te oferecer:

O que é o QR Code?

Antes de saber como usar o QR Code, vamos ver o que ele é? O QR Code nada mais é do que um gráfico 2D, que mais parece uma caixa preta com várias outras caixinhas dentro, divididas entre linhas brancas que são implementadas em diversas frentes. Nela contém todos os dados que são pré-estabelecidos, sejam eles números de telefone, SMS, textos ou até mesmo site.

O Código QR vem da palavra em inglês Quick Response. Ele pode ser facilmente escaneado por aparelhos que tenham câmeras, principalmente celulares, as barras bidimensionais. Eles podem armazenar uma grande quantidade de caracteres como alfanuméricos (cerca de 4.296), binários (até 2.953), numéricos (7.089) e até mesmo do alfabeto japonês/kanji (1.817). Ele é usado em revistas e jogos, e normalmente mostra dicas, páginas da internet e informações de empresas que estão dispostas a se mostrar para um público cada vez mais conectado. Para isso, é você quem define tudo o que será 'inserido' nesse código.

Hoje já é possível encontrar os QR Codes em estacionamentos de shoppings, cardápios, etiquetas, entre outros. Já em jogos e páginas ele tende a mostrar dicas que são valiosas para quem está navegando. Além disso, os QR Codes também vêm sendo utilizados como estratégias de marketing, principalmente as que trabalham em comércio online.

Como esse código surgiu?

O QR Code foi criado no país mais tecnológico de todo o mundo, o Japão. Os responsáveis pela descoberta foram os profissionais da empresa Denso-Wave no ano de 1994. Na época os códigos eram usados para a identificação na indústria automobilística. A Denso é uma das filiais do Japão da Denso Toyota, a responsável pelo desenvolvimento dos QR Codes e de todo o esquema de marcações, componentes, subconjuntos e elementos que visam acelerar os processos.

Foi apenas em 2003 que os QRs começaram a ser adicionados em aparelhos de telefones móveis, graças às câmeras fotográficas cada vez mais precisas e integradas com a tecnologia mundial. Em seu país de origem, os QR Codes são usados em todas as propagandas, assim como nas autorizações de residência no país. O sucesso deles é tanto que o mundo já vem conhecendo as vantagens do QR Code e fazendo com que eles se popularizem ainda mais. Isso fez com que esses códigos acabassem recebendo normas internacionais.

Seu sucesso se dá por conta de sua segurança e também da possibilidade de serem lidos mesmo quando a superfície onde estão forem escurecidas ou sofram qualquer tipo de dano. Ele já foi feito em calçada portuguesa e também no calçadão de Copacabana. No Brasil, eles chegaram apenas em 2007, quando a Fast Shop o usou pela primeira vez em um informe publicitário. Menos de um ano depois ele já era implementado em propagandas de cerveja, em anúncios de operadoras de celulares e também em publicações jornalísticas impressas.

Aqui no país o código já virou, inclusive, etiqueta de peças conhecidas como 'etiquetas-faladas', isso porque conseguia falar sobre todo o processo de criação e concepção da coleção de um projeto de Moda Praia, de um projeto de Moda inclusiva.

Como ele funciona?

Agora que você entendeu como usar o QR Code, vamos entender como ele funciona? Como já dissemos antes, o QR Code só pode ser lido por meio de uma câmera fotográfica e por um programa de computador que consegue ler os códigos bidimensionais. Com isso, o aplicativo consegue ler a mensagem que foi inserida na imagem. Todo código QR tem uma espécie de margem, que delimita onde ele começa e onde deve acabar. Nos quatro cantos dessa delimitação existe uma espécie de caixinhas menores, que ficam sempre em destaque. São elas as responsáveis pelo formato do código e também por mostrar a sua função. Por isso, sabemos que é ali que se consegue registrar se o QR será em letras ou números. São nessas extremidades também que saberemos o caminho que ele seguirá para ser decodificado, independente de um site, uma rede social, entre outros.

As outras partes da imagem possuem a informação dele, que são colocados em pequenos módulos, os bytes. Ao todo são 8 bytes em apenas um QR. Além disso, no canto dos códigos existem algumas regiões que determinam qual a sua versão, como 21x21 módulos ou até mesmo 177x177. Atualmente existem nada menos do que 40 tipos diferentes de QR Codes existentes. Há ainda as timing patterns, que servem como uma espécie de orientadores de posicionamentos tanto para a coluna quanto para as linhas de cada código. Já a referência de alinhamento é visto em um quadrado menor, que pode ser visto como o guia de leitura dos códigos.

Como usar o QR Code para minha empresa?

O QR Code pode ser utilizado para melhorar a identidade e o modo como sua empresa 'se mostra' para o grande público. Ele pode ser usado para guiar o consumidor para um site ou até mesmo endereço e que o ajudará a te encontrar e conhecer mais sobre o seu trabalho. Podemos encontrar os QR Codes em pilares de estacionamento, em cardápios, livrarias e até mesmo em baús de caminhão. Eles também são vistos em etiquetas de roupas, em embalagens de produtos e alimentos e em calçadões, como o da praia mais famosa do Brasil.

Eles podem ser usados em utilidades como weblinks, em SMS. e-mail ou até mesmo para que o consumidor possa marcar um evento em sua agenda ou calendário. Ele também pode ser usado para garantir a entrada de eventos e manter o controle das pessoas que estão na festa, para ser usado como currículo, compartilhar Wifi e até mesmo para realizar as autenticações bancárias. Além disso, é importante lembrar que ele gera uma economia enorme para a publicidade, já que ocupa menos espaço em publicações e pode ser inserido em diversos locais e não apenas nas páginas de uma revista ou jornal.

Passo a passo: como usar um QR Code em marketing

Agora, sabendo como o QR Code é útil para as ações de comunicação e integração de uma empresa, você deve estar interessado na informação prática sobre como criar e usar um QR Code. Esse gráfico pode ser utilizado em estratégias de marketing offline e também no digital, onde tem mais força e pode colocar um possível cliente “na cara do gol”.

Claro que, como em qualquer ação de marketing e vendas, tudo deve partir de um objetivo. O planejamento a partir do objetivo é o que garante que a tecnologia será bem empregada e trará bons resultados. E tudo seguindo um orçamento, o que vai moldar o formato e o tamanho da ação com o QR Code. Quer começar? Considere os seguintes passos na sua estratégia:

• Conhecer o público

É o primeiro passo, essencial para definir se a ação terá aderência e resultados positivos. Essa etapa começa com uma documentação de quem é o público da empresa e, mais especificamente, o público de interesse para a ação, seja de marketing, relacionamento, vendas, etc.

O QR Code, apesar de não ser uma grande novidade, ainda é uma tecnologia que exige conexão com a internet ou redes específicas, além das ferramentas certas para leitura do gráfico. Jovens e adultos têm um conhecimento maior sobre essa solução e, consequentemente, maior a chance de engajarem com a ação.

Nichos de mercado também se beneficiam do código, como o de tecnologia, games, moda, saúde e estilo de vida. A empresa pode ainda considerar a faixa de renda, o consumo de mídia e dados geográficos sobre o público para analisar a eficácia da estratégia com QR Code.

• Focar no conteúdo principal

O conteúdo, nesse caso, é a peça em que o código estará presente. Pode ser impressa, como é o caso de banners, catálogos, publicidade em revista, etc, ou digital, distribuída via e-mail, dentro de aplicativos, nas redes sociais e por aí vai. Esse conteúdo é importante porque um QR Code solto em qualquer lugar com certeza não terá nenhuma função.

Seja qual for a mídia escolhida para distribuir o código, o conteúdo que o acompanha deve ser bem construído, considerando a etapa da jornada da compra em que a persona da sua empresa está e também a relevância para ela. Construa bons textos e não dispense a próxima dica.

• Usar a criatividade e investir em design

Pontos importantes para atrair a atenção do leitor e encaminhá-lo para o link do QR Code. Além de um texto informativo e que provoque uma pontinha de curiosidade, os elementos visuais também entram para o time. É importante considerar a diagramação, cores usadas, a identidade visual da empresa e da campanha, CTAs (os textos que chamam o leitor para uma ação) e botões.

Lembrando que o mais importante é ver o código e ler o quadro, seguindo para o link da oferta. Deixe o em uma parte estratégica da peça, em tamanho adequado.

• Gerar QR Code e testar

O código é gerado a partir de ferramentas disponíveis para desktop ou aplicativos de celular. É necessário incluir o link - uma landing page de material rico ou uma oferta exclusiva, por exemplo - na ferramenta que gera o gráfico, que pode ser baixado em formatos como PNG ou PDF.

Com o QR Code pronto, teste a sua leitura algumas vezes, considerando a câmera de diferentes aparelhos de celular, a mídia em que está e também o tamanho do código.

• Acompanhar os acessos e analisar resultados

Esse é o passo seguinte após a divulgação do código. Com ferramentas de monitoramento e Analytics, é possível obter os resultados do uso do QR Code no marketing, sabendo quantas pessoas acessaram o link, quais páginas visitaram, quantas converteram na página, etc.

Cases de QR Code no marketing

• Winetag

A Winetag é uma rede social focada em vinhos, onde os usuários (consumidores, restaurantes, vinícolas e também vendedores) podem se conectar para compartilhar rótulos e avaliações sobre eles. Para atrair mais usuários para cadastro e interação na rede, a empresa propôs ações com o QR Code nos pontos de venda parceiros.

As garrafas de vinho do comércio vinham com uma etiqueta diferenciada com um código, e a Winetag disponibilizava uma tela interativa com a câmera para leitura das etiquetas. O sistema apresentava para o comprador todas as informações sobre origem e características do vinho, além das avaliações da rede de enólogos, sem a necessidade de usar o celular e gastar dados móveis.

• The Good Cook

Na estreia desse programa de gastronomia pela rede BBC, o canal inovou ao transmitir as receitas e ao final disponibilizar um QR Code na tela, em que o telespectador poderia fotografar com o celular para acessar a lista de ingredientes e o modo de preparo de cada prato, ainda com a opção de salvar a receita no celular e acessar mesmo offline.

• Rei do Mate

A ação de marketing com QR Code da rede de lanchonetes combinava um concurso cultural com a distribuição de brindes no ponto de venda, temáticos de um filme infantil. Os copos personalizados com os personagens traziam também um código, em que o público acessava uma página para preencher a inscrição com uma frase criativa. Foram distribuídos 2 milhões de copos promocionais e 500 prêmios para o concurso cultural.

• Emart

Essa é uma rede de mercados da Coreia do sul, comparável ao Walmart. A partir da identificação de um problema - suas lojas vendiam muito pouco no horário de almoço - foi definida uma estratégia com QR Codes de cupons promocionais. A grande sacada dessa ação foi distribuir os códigos nas ruas em uma estrutura 3D, que só se completava com o posicionamento certo do sol - do meio dia às 13h.

Por uma hora, os pedestres podiam fotografar o totem e acessar as ofertas e cupons do mercado, fazendo a compra na própria plataforma e agendando a entrega em casa. O objetivo de vender durante um período mais tranquilo foi atingido mesmo sem ninguém acessar as lojas físicas.

• Café 3 Corações

Para o lançamento e vendas da linha gourmet Rituais, as embalagens foram elaboradas para incluir um QR Code que, ao ser acessado, conta toda a origem e história do café. Por serem grãos certificados e de origens diversas dentro do país, cada produto da linha conta com seu próprio código.

Essa ação foi combinada com estratégias de marketing digital, usando principalmente os anúncios e as redes sociais para engajamento com o público.

• QR Code em eventos

Esse não é um case de QR code no marketing específico, mas sim uma sugestão e aposta recorrente por empresas diversas. Eventos corporativos ou de mercado, com participação dos consumidores, exigem uma preparação de materiais gráficos para distribuição. Nessas peças, sejam cartões de visita, banners ou folhetos, é interessante incluir o QR Code para o site ou para as redes sociais da empresa, fixando o relacionamento com o público.

Os códigos podem ir ainda para páginas exclusivas, oferecendo conteúdos ou ofertas para estimular o cadastro e o relacionamento com possíveis compradores.

Ferramentas para fazer o seu QR Code

• QR Code Generator

O Code Generator é um site que conta com centenas de recursos para criar seu próprio código de forma totalmente gratuita ou paga, dependendo do que você quer criar. Nele você também consegue acompanhar todas as estatísticas do seu QR Code e também seu download. Nele você seleciona qual o tipo de dado quer realizar, o tamanho e qual o caminho deve ser usado, além é claro do conteúdo de seu código que deverá ser inserido no próprio site para a criação.

Dessa maneira você pode usar a tecnologia a seu favor sem ter que gastar muito do seu orçamento para alcançar seu objetivo.

• Unitag QR

Já o Unitag é outro site que consegue criar não apenas o Qr, mas também os logotipos que devem ser usados e incrementar com os códigos, SMS, vCard, entre outros. Nele você cria QR personalizados, com formatos variados, estilos diferentes e também em cores diversas, tudo para que ele se destaque e tenha a cara de sua empresa ou produto. Tudo de forma criativa para serem usados em cartões de visitas, enviados em e-mail ou mensagens de texto, entre outros. O melhor é que para criar seu próprio QR Code sem nenhum custo, você precisa seguir apenas 3 passos. Simples e prático para que você comece agora mesmo a usar essa tecnologia a seu favor.

• Barcode Generator

Esse aplicativo é gratuito e está disponível para Android, sendo uma solução prática e completa para gerar QR Code. Nele é possível criar o gráfico em até 11 formatos, incluindo o famoso código de barras, que é salvo no celular em formato de imagem.

A imagem gerada do QR Code pode ser compartilhada via e-mail e redes sociais e posteriormente aplicada nas peças de comunicação desejadas. O aplicativo também funciona, em conexão com a câmera do celular, para fazer a leitura dos códigos por aí.

• Tinyqr Generator

Também gratuito, o TinyQR é uma opção disponível online para acesso em desktops e também como aplicativo nas maiores lojas: QR Reader for Android e QR Reader for iPhone. É possível gerar QR Code para links em sites, redes sociais, localizações no mapa, para buscas no Google e até para uma caixa de texto.

No aplicativo para celular a função de leitor de códigos também está habilitada. Um ponto negativo é que ele deixou de ser atualizado há alguns anos.

[BÔNUS] Como usar um QR Code para promoção?

Você com certeza já entendeu bem que o QR Code é uma tecnologia prática e barata para incluir em ações de marketing. Com isso, por que não aplicar os códigos para fechar mais vendas através de ações promocionais? Muitas empresas já experimentaram, a exemplo da Emart citada anteriormente.

Com a possibilidade de divulgá-los em mídias online e offline, a empresa pode criar um QR Code direcionado diretamente a uma oferta exclusiva (o que já instiga o cliente pelo tratamento diferenciado), e para isso é preciso estruturar o e-commerce ou pelo menos uma landing page.

Usar o QR Code em promoções de vendas é interessante para lojas virtuais e também para comércios e prestadores de serviços que tenham alguma presença digital. Outro caso é, como o da Emart, a distribuição de cupons de desconto com o código, o que estimula a compra no ponto de venda ou na internet.

Lembre sempre de considerar os passos indicados nesse texto para planejar e implementar o QR Code em ações de marketing, sabendo todos os prós e contras dessa tecnologia.

Conclusão

Muito bem, agora você entendeu como usar um QR Code e também como gerá-los. A função desses códigos gráficos é de facilitar o acesso do público a materiais digitais, compatíveis com desktop ou smartphones. Ele também funciona como plataforma para realidade aumentada, o que não necessariamente consegue converter um visitante em cliente.

A tecnologia não é novidade mas ainda pode ter bons usos, sempre seguindo a ideia de planejamento da ação e uma boa pesquisa de mercado e de mídia para identificar a aderência do QR Code entre o público estimado ou desejado.

E claro, como qualquer estratégia de marketing e vendas, é de extrema importância monitorar e mensurar os resultados obtidos a partir do QR Code. Fazendo uma boa integração de landing pages e site, usando um pixel de monitoramento dos visitantes, fica mais fácil gerar relatórios sobre os resultados da ação.

Agora que você já sabe todos os benefícios do QR Code e o que ele pode fazer por você, utilize essa ferramenta como mais uma estratégia de marketing de sua empresa e melhore sua relação com os clientes e com o mercado. Para saber mais, faça o download do nosso e-book gratuito 'Como planejar e medir suas ações de Marketing Digital' e faça das suas estratégias digitais excelentes!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.