O Google+ é a plataforma criada pelo Google para proporcionar o compartilhamento de conteúdos variados como vídeos, fotos e textos entre os inscritos. Por meio de círculos selecionados pelo usuário, é possível determinar as áreas de interesses e decidir quais amigos verão as publicações. A rede social corporativa também serve como uma ferramenta para a comunicação interna das empresas, porém, com muito mais possibilidades em relação à intranet social comum.

Quem sabe como usar o Google+ de maneira correta, verá rapidamente como ele agiliza na tomada de decisões. Da mesma forma, a interação entre os colaboradores auxilia no alinhamento da missão, visão e objetivos do negócio. Confira as nossas dicas de como usar o Google+ para melhorar a comunicação interna da sua empresa!

Como o Google+ funciona?

O Google+ é uma rede social que se destaca pela segmentação das postagens, pois os donos dos perfis conseguem selecionar subgrupos para visualizar o conteúdo. Os usuários têm murais para interação, além de espaços para mensagens privadas e videoconferências. Por ser uma iniciativa do Google, essa mídia integra-se com facilidade aos demais serviços da corporação e possui o mesmo visual minimalista.

Para as firmas, o Google+ representa uma alternativa para a intranet social, bem como para a comunicação externa. Cabe ressaltar que o caráter intuitivo da plataforma é um diferencial que agrada os adeptos. Lançada há relativamente pouco tempo, o Google+ segue crescendo tanto entre pessoas físicas quanto jurídicas.

Utilize a versão Premium

Google+ Premium dispõe de novas aplicações focadas justamente na área corporativa, com finalidades agora estendidas para usuários do aplicativo no celular. Entre os pontos positivos do upgrade está a possibilidade de estabelecer conversas de vídeo em HD com um grupo de até 15 pessoas pelo Google Hangouts, inclusive em dispositivos móveis.

Outro aspecto polido pelos desenvolvedores recentemente foi à privacidade das postagens. A ferramenta viabiliza, por exemplo, que os indivíduos decidam se a publicação será restrita ao seu domínio ou somente para contratados e colegas de empreendimento. Portanto, investir na versão Premium do Google+ traz uma série de benefícios para a comunicação interna de uma companhia.

Treine seus funcionários

Outra etapa muito importante na utilização do Google+ é o treinamento dos funcionários para a ferramenta. Com isso, será possível aprimorar a comunicação interna da firma por meio do compartilhamento de interesses em comum e de publicações relevantes para os negócios. A comunicação, tanto interna quanto externa, é beneficiada pelos empregos corretos das finalidades oferecidas.

Em adição, o Google+ representa mais um canal para o diálogo entre os colaboradores, ampliando as oportunidades de interação. Os recursos como mensagens privadas são ideais para conversas rápidas e que busquem soluções urgentes com maior privacidade.

Conheça o Termo de Uso

O Termo de Uso do Google+ visa promover uma aproximação entre as marcas e consumidores em potencial. Para tanto, a rede social aproveita comentários, fotos e outras informações para inserir livremente os anúncios no perfil do usuário. A ideia dessas condições de uso é motivar as pessoas a repararem na publicidade, como o Google AdWords.

Essa segmentação ajuda as firmas a atingirem o público-alvo, contribuindo para incrementar o tráfego de visitas em seus sites. Vale ressaltar que os dados levantados pelo Google só aparecerão em anúncios para quem faz parte do círculo de contatos. Endereço de e-mail, telefone e posts privados, entre outros, seguem em sigilo. Quando a equipe entende como usar o Google+, a produtividade, a organização e a segurança são fortalecidas.

Aprendeu como usar o Google+? Ponha em prática essas recomendações e comece a utilizar o Google+ para melhorar a comunicação interna e aumentar a produtividade da sua empresa. Quer saber mais como melhorar a comunicação interna da sua empresa? Baixe o nosso e-book gratuito 'Como aumentar a produtividade da sua startup' e melhore os resultados da sua empresa!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.