As redes sociais são, sem dúvidas, o maior fenômeno de interação de todos os tempos. Reunindo grandes públicos, sua utilização como estratégia digital no campo do marketing está cada vez mais forte. O Facebook atualmente é a maior rede social do mundo, com 1,59 bilhões de usuários. No último ano, a empresa cresceu 25% e nos dias de hoje, introduzir sua empresa no campo das redes sociais é uma necessidade. O marketing digital envolve novas estratégias e o Facebook faz parte delas. Para atingir novos públicos, hoje vamos falar sobre como usar o Facebook Messenger na sua empresa.

O que é o Facebook Messenger?

O Facebook Messenger é um aplicativo para smartphones onde é possível enviar mensagens instantâneas aos seus amigos da rede social. Ele funciona paralelamente com o chat da rede, porém é um aplicativo diferente do Facebook, que mostra a timeline e os perfis da plataforma. No aplicativo de mensagens, também é possível contatar pessoas que não possuem Facebook através do seu número de celular, com uma lógica parecida com a do Whatsapp. Além disso, é possível realizar chamadas gratuitas na ferramenta. Um aplicativo bastante interessante para troca de mensagens pessoais, certo? Mas saiba que você pode utilizá-lo também a favor da sua empresa.

Por que usar o Facebook Messenger?

O Facebook já é uma rede consolidada em todo o mundo, envolvendo mais de 1 bilhão de usuários. Como ferramenta de comunicação, é uma opção barata e instantânea: utilizar o chat do Facebook ao invés de uma ligação telefônica pode custar a metade do preço para a empresa. Na versão para empresas, o Facebook Messenger otimiza a comunicação interna, se tornando uma ferramenta organizada para a interação de funcionários. O aplicativo também pode ser uma ótima forma de contato com os clientes, mais rápida e prática para os dois lados.

Como usar o Facebook Messenger?

Entre as diversas possibilidades, existem dois viés principais em como usar o Facebook Messenger dentro das empresas. A primeira é como ferramenta de comunicação interna. O Work Chat é uma versão do aplicativo para comunicação entre funcionários de uma corporação, funcionando de forma parecida com a versão original. A grande novidade é que nela os profissionais podem apenas interagir com colegas de trabalho, desta forma, os funcionários possuem uma plataforma de comunicação interna segura e prática. Otimizando os processos de comunicação entre os colaboradores de uma empresa, é possível obter maior concordância em metas e, assim, maior rendimento.

O segundo viés trata da comunicação externa, ou seja, o contato com os clientes. As redes de telemarketing estão cada vez mais desgastadas e o contato online tem ganhado espaço no mercado. Com a proposta de atrair mais empresas para a rede social, o Facebook lançou uma versão do Messenger que permite o contato direto com consumidores. Informações sobre encomendas, dúvidas e reclamações podem ser solucionadas através do aplicativo. Na nova plataforma, o atendimento é instantâneo e o contato é direto com a empresa. Além de ser uma ferramenta mais barata, trata-se de uma rede em que grande parte do público está inserida, o que torna o contato mais fácil.

Agora que você já sabe como usar o Facebook Messenger na sua empresa, aproveite nossas dicas para otimizar ainda mais sua função e aumentar o rendimento da sua empresa. Para saber mais, baixe o nosso e-book gratuito 'Manual do Facebook Ads' e saiba como anunciar a sua empresa em uma das melhores redes sociais do mundo!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.