Projetado inicialmente para ser apenas mais um site de relacionamento, há bastante tempo o Facebook se tornou também uma importante ferramenta de negócios, indispensável para que uma empresa tenha presença marcante na internet. Nessa rede social o empreendedor pode divulgar sua marca, promoções, eventos, apresentar seus produtos e serviços, falar sobre tendências etc.

Ao mesmo tempo, pode publicar anúncios e gerar acessos para a própria página, aumentando o número de pessoas que acompanharão o dia a dia da empresa e o volume de consumidores em potencial — tornando-se também uma referência para possíveis fornecedores. Todas essas possibilidades estão disponíveis gratuitamente ou a custos bastante atrativos, no caso da publicação de anúncios pagos.

Precisa de mais algum motivo para criar uma página no Facebook? Então confira 5 razões para que sua empresa esteja presente na maior rede social da atualidade:

Quem não tem uma conta?

O número de usuários do Facebook ultrapassou a marca de 1,4 bilhão de pessoas no mundo inteiro. Nesse total, estão incluídos mais de 100 milhões de brasileiros. Ou seja, a metade da população brasileira está no Facebook. Além disso, é importante dizer que cerca de 60 milhões de usuários do Brasil acessam essa rede social todos os dias.

Com isso, o número de pessoas disponíveis para interagir com a página de sua empresa é imenso. Considerando que os smartphones estão multiplicando as possibilidades de acesso à internet e que as pessoas estão cada vez mais conectadas, esses números são ainda mais significativos.

Facilidade e gratuidade do acesso

A interface do Facebook é de fácil utilização e seu acesso é — e sempre será! — gratuito, o que permite que pessoas de todas as faixas etárias e camadas sociais utilizem a rede social. Assim, qualquer que seja o segmento da empresa e os tipos de produtos ou de serviços ofertados, sempre haverá alguém interessado.

Facilidade de gerenciamento

Um único administrador pode gerenciar várias páginas simultaneamente, o que diminui o custo de gerenciamento dessa plataforma. Ao mesmo tempo, várias pessoas devidamente autorizadas podem gerenciar uma página de qualquer lugar, o que multiplica as possibilidades de atualização.

Não vive só de anúncios

Uma forma interessante para estimular as pessoas a acessarem uma página é a geração de conteúdo. Alguém que comercializa produtos esportivos, por exemplo, pode produzir conteúdos sobre atividades físicas, times, dicas diversas, entre outros, gerando um fluxo consistente e fiel para a página.

Como os conteúdos podem ser compartilhados, esse recurso tem ainda a vantagem de expor sua marca nos feeds de notícia das pessoas, aumentando a divulgação.

Possibilidade de interação imediata

Você pode dar permissão para os usuários do Facebook interagirem com a sua página, comentando postagens ou enviando mensagens com pedidos de informação, sugestões e até mesmo dúvidas sobre a sua empresa. As respostas devem ser dadas rapidamente, sempre que possível, criando um relacionamento sólido e personalizado com clientes em potencial — o que é muito positivo para a geração de negócios.

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Vídeo Extra: Como ganhar curtidas no Facebook?

Para que o Facebook traga resultados efetivos para suas ações de Marketing Digital, aumentando o tráfego do site e atraindo possíveis clientes, é necessário que sua página tenha seguidores. Mas ganhar curtidas é um processo que necessita um esforço inicial considerável.

Por isso, algumas empresas apelam para a compra de seguidores. Essa prática é pouco efetiva, já que essas curtidas não representam pessoas realmente interessadas no seu negócio. Como consequência, mesmo tendo muitos seguidores, sua página terá muito pouca interação. Lembre-se, quantidade não é qualidade e sua fan page sem interação perde totalmente o sentido. Mas você deve estar se perguntando "Como conseguir seguidores para minha página no Facebook?".

Pensando nisso, produzimos um vídeo com uma dica que ajudará a você a aumentar as curtidas da sua página atraindo seguidores engajados com sua marca e interessados em seus conteúdos.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.