Em uma tradução simples, o termo brand equity pode ser definido como o valor de uma marca, já que é isso o que ele indica. Enquanto os bens e o lucro de uma empresa são analisados de forma objetiva, a sua imagem perante o público requer parâmetros mais abstratos. Afinal, há casos de companhias bastante conhecidas, mas pelos motivos errados. A função da brand equity é justamente reunir aspectos que estão relacionados a uma firma em busca de benefícios para os seus produtos ou serviços. Logo, você deve atuar na divulgação desses elementos vantajosos para se distinguir no mercado.

O que é brand equity?

Brand equity, quando conduzido corretamente, apresenta ao público os valores positivos associados à marca. É com base nesse diferencial que a empresa se posicionará no ramo para garantir um espaço privilegiado. Em geral, utiliza-se o marketing digital como parte do processo, pois a finalidade é influenciar nas vendas e demais indicadores.

Já apresentamos o conceito, então confira a seguir como gerar brand equity para o seu negócio.

Passos para gerar brand equity utilizando o marketing de conteúdo

O primeiro passo para criar brand equity é apresentar a marca aos possíveis consumidores. Os possíveis contratantes têm de saber que você existe e em que área de atuação está inserido. Depois, a ideia é mostrar o que a empresa propicia em comparação com os competidores diretos. No momento seguinte, a pessoa sente-se motivada a experimentar o item oferecido. Se os clientes gostaram do produto e do valor associado, tendem a repetir a compra. Por fim, o último estágio de como gerar brand equity é a fidelização, quando o público cria laços mais significativos com a marca e não aceita alternativas.

A importância da força de uma marca

Para esclarecer melhor a importância da brand equity em um empreendimento, é válido considerar três pontos:

  • Percepção de valores: a percepção de valores aproveita o brand equity para apresentar as práticas da empresa. É uma ferramenta para que os indivíduos se identifiquem com aquilo que a entidade defende como pontos fundamentais para o desenvolvimento e distribuição das mercadorias;
  • Lealdade: em um mercado tão concorrido, o gestor deve pensar em maneiras de fidelizar os clientes. Trabalhar o seu posicionamento a partir da relação com o consumidor motiva ele a retornar. Esse público ainda pode ajudá-lo a divulgar os seus produtos ou serviços, tanto nas redes sociais quanto boca a boca;
  • Vantagem competitiva: se os seus valores estão alinhados com o do público, você tem uma significativa vantagem competitiva. As pessoas precisam gostar do que uma firma representa para se associarem a ela. Portanto, construir e manter uma boa reputação é parte fundamental para o sucesso do empreendimento.

Como utilizá-lo no marketing digital?

Escolha os canais adequados

Qualquer estratégia digital bem sucedida depende de estudos sobre o lead. Ou seja, o gestor precisa estar ciente dos hábitos de seus consumidores em potencial. Por exemplo, se a maioria dos acessos ao site da empresa vem do Instagram, você deve focar nessa mídia.

Frequência nas postagens

Cada plataforma possui características próprias e um trabalho de brand equity leva em consideração essas particularidades. É fundamental publicar com regularidade ou a sua marca será esquecida pelos usuários. Os algoritmos das redes também tendem a priorizar os perfis que são mais ativos. No entanto, certifique-se de que as postagens são relevantes, já que a meta principal é gerar engajamento. Em meio a tantas informações, o marketing digital deve se sobressair ou será ignorado.

Voz assertiva

A voz, bem como o tom da interação com as pessoas precisa ser consistente. Isso porque o objetivo das mensagens é causar reações positivas nos seguidores. Se eles não sabem o que esperar do conteúdo, acabam por não acompanhar mais as suas páginas.

Agora que você já sabe como gerar brand equity, não deixe de pôr em prática as sugestões do artigo.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.