A internet e o Youtube possibilitaram que empresas de todos os tamanhos e áreas de atuação aproveitem as vantagens da comunicação em vídeo, realidade que antes era conquistada somente pelas gigantes que tinham verba o suficiente para veicular peças na televisão. Além da simples visibilidade e do maior alcance de toda a estratégia digital, um vídeo publicado na plataforma é capaz de entreter e gerar um engajamento muito maior, fidelizando e conquistando novos clientes.

Mas para que isso seja realidade, é preciso que os vídeos do Youtube tenham conteúdo de qualidade e ainda que sejam publicados de acordo com as estratégias de SEO, aumentando as chances de ser encontrado pelo público-alvo. A seguir, confira nossas dicas para aplicar as técnicas de SEO para Youtube e melhore os resultados do seu marketing digital.

Escolha a palavra-chave que represente o conteúdo do seu vídeo

Como todo conteúdo publicado na internet, um dos segredos para alcançar as pessoas está na escolha das palavras-chave. Afinal, são elas que definirão como as pessoas encontrarão seu conteúdo.

Escolha palavras simples, baseadas na forma como seu consumidor usaria. Uma boa forma de encontrar as palavras-chave ideais é observar quais as palavras utilizadas pelo seu público no seu site. A ferramenta do Google Adwords pode te ajudar neste momento, assim como o Google Trends ou o espaço de busca do próprio Youtube.

Este é um passo muito importante, portanto preste atenção à escolha de cada palavra-chave, garantindo que todas elas têm a ver com o seu negócio e principalmente, com o conteúdo do vídeo em si.

Utilize tags

O Youtube é visitado por milhares ou até milhões de pessoas todos os dias, e por isso, a escolha certa das tags é essencial para aumentar a visibilidade e conquistar um grande número de pessoas. A palavra 'tag' vem do inglês e significa 'etiqueta', e nada mais são do que palavras-chave. São elas que possibilitam que os vídeos sejam encontrados organicamente dentro da página.

A ferramenta permite que você coloque diversas tags, mas não infinitas, por isso foque no conteúdo do vídeo. Comece pelas tags mais específicas ao seu conteúdo, sempre com foco na simplicidade da busca do seu consumidor. Se sobrar espaço, inclua tags relacionadas ao seu tipo de negócio.

Crie um título

Assim como as tags, o título também é uma das formas que possibilita que ele seja encontrado pelo público, ou seja, não dá para errar optando por um nome qualquer. Nada de deixar o vídeo com nomes genéricos, como 'vídeo 2', ou somente com o nome da sua empresa.

Lembre-se que o foco do SEO para Youtube é o conteúdo e para ter mais cliques, mantenha-se sempre atento a ele. Uma boa dica para ter um título matador na sua página do Youtube é apostar nas palavras-chave mais de uma vez. Repita as mais fortes no título e reforce as chances de ser encontrado organicamente no próprio Youtube ou nos buscadores.

Faça transmissões ao vivo

Transmissões ao vivo podem ser um pouco complexas para serem preparadas e exigem tempo e dedicação. Mas por outro lado, trazem resultados impressionantes no Youtube e são capazes inclusive de aumentar a visibilidade de outros conteúdos publicados no seu canal. Isso acontece porque o próprio Youtube favorece os eventos que estão sendo transmitidos ao vivo na hora que algum usuário faz uma busca, ou seja, os vídeos ao vivo são ranqueados sempre nas primeiras posições.

Para isso, basta utilizar uma ferramenta gratuita chamada Google Hangouts. Você grava seu vídeo, ele é transmitido ao vivo e no final é automaticamente publicado no Youtube. É simples, prático e rápido.

Agora que você sabe mais sobre o SEO para Youtube, coloque estas dicas em prática nos vídeos da sua empresa. Para saber mais, baixe o nosso e-book gratuito 'Manual de SEO' e saiba como utilizar as técnicas do SEO nos seus vídeos e no site da sua empresa!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.