Pacientes são elementos fundamentais para o funcionamento de uma clínica, independente dos serviços oferecidos. Nesse cenário e diante a crescente concorrência no mercado, o marketing médico representa uma estratégia de atração e fidelização valiosa para conquistar novos pacientes.

Questões relacionadas à saúde estão entre os principais temas de buscas na internet e esse tem se tornado um espaço para aumentar a visibilidade e credibilidade de consultórios, clínicas e profissionais da área em geral.

Porém, ainda existem dúvidas de como estruturar estratégias mais assertivas e que sigam as regras de publicidade médica na área da saúde, possibilitando um melhor relacionamento com pacientes.

Afinal, como fazer marketing médico para clínicas e conquistar mais pacientes? Saiba agora.

Defina os objetivos e conheça o perfil do público-alvo

Em toda estratégia de marketing o primeiro passo é definir os objetivos que se pretende alcançar. Na área da saúde, o principal deles tem a ver com autoridade e referência sobre assuntos de relevância para a sociedade.

Atração e fidelização de pacientes está entre os objetivos do marketing médico, e para isso é preciso entender quem é o seu público. Uma estratégia eficiente é criar um perfil de cliente ideal para sua clinica chamado de persona, baseado nas informações comuns entre os pacientes que você deseja conquistar.

Para isso, é necessário fazer levantamento de dados sobre idade, faixa etária e de renda, localização, principais dúvidas e quais os motivos que os levam a optar por uma clínica (preço, localização, etc) e outras informações relevantes.

• Entenda o passo a passo de como criar personas para área da saúde

Com base nesses perfis, serão baseadas todas as estratégias que envolvem a produção de conteúdos, anúncios e publicidade em geral para atingir a persona.

Conheça a regulamentação de publicidade médica

Outro ponto importante para quem quer saber como fazer marketing médico para clínicas é o conhecimento sobre a regulamentação do Conselho Federal de Medicina sobre a Publicidade Médica e anúncios.

CFM possui um manual baseado na Resolução nº 1.974/11 que orienta, dentre outros assuntos, sobre divulgação médica, restrições como a veiculação de fotos de pacientes antes e depois de procedimentos, fotos de equipamentos superiores aos oferecidos e até mesmo divulgação de preços e formas de pagamento.

Sendo assim, as estratégias de marketing devem estar alinhadas a essas orientações e segui-las de forma irrestrita, a fim de evitar problemas que podem afetar a reputação da clínica - e seus profissionais - no mercado.

Escolha os melhores canais para comunicação

Os canais de comunicação funcionam como o meio pelo qual o paciente recebe as informações da clínica. Avaliar qual é o melhor canal vai depender do valor pretendido para investimento em mídia e qual é o perfil da persona da clínica, entre outras variáveis.

Atualmente, o marketing digital representa uma alternativa, com canais com maior potencial de alcance e, principalmente, possibilidade de mensurar o engajamento que sempre faltou aos canais tradicionais.

Um exemplo facilmente compreendido é o uso das redes sociais para marketing médico. O alcance e a interação com público no Facebook, Instagram e Whatsapp possibilitam um relacionamento mais próximo com pacientes e podem resultar, desde que realizados de forma estratégica, em um aumento na recorrência de procura pela clínica.

Invista no relacionamento com pacientes

O relacionamento com pacientes é o foco das ações que envolvem a fidelização. Além de um bom atendimento e ações que envolvam a orientação sobre os serviços prestados, o uso de ferramentas de automação pode otimizar tempo e custos da sua clínica.

A automação de marketing é uma alternativa que vai auxiliar, por exemplo, no contato direto com o paciente, oferecendo conteúdos em formato de posts de blog, através de envios automatizados e personalizados de acordo com as necessidades do público-alvo.

Esse fluxo de envio de informações ajuda com que a sua clínica consiga trazer audiência para o site e criar autoridade, credibilidade, dentre outros benefícios que resultarão no aumento de marcações na agenda.

Ofereça conteúdos informativos

Como você viu até agora, o sucesso do marketing médico para clínicas está baseado no relacionamento através da conquista de atenção e interação com pacientes. Uma boa estratégia para despertar interesse na sua clínica e mostrar os diferenciais é a produção de conteúdos informativos e relevantes.

Mas, afinal, que assuntos tratar nesses conteúdos? Basicamente, das respostas para as principais dúvidas dos seus pacientes. O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que utiliza de publicações como textos, ebooks, vídeos e afins com objetivo de se posicionar como autoridade num segmento de especialidade e, assim, gerar novas oportunidades de venda.

Se a sua clínica oferece exames diagnósticos, pode produzir posts com temas relacionados às principais dúvidas sobre a realização de exames para disponibilizar no blog ou até mesmo enviar à sua lista de contatos. Desta forma, você ajuda as pessoas a esclarecerem seus questionamento e, o mais importante, atrai atenção para a sua clínica.

Esses são alguns dos primeiros passos de como fazer marketing médico para clínicas. Ao longo do artigo, você deve ter percebido que o ambiente digital pode ser explorado nas suas estratégias de atração e fidelização de pacientes. Que tal conhecer um pouco mais sobre o Marketing Digital para Clínicas Médicas baixando o nosso ebook gratuito? Aproveite!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.