Contar história é algo que todos nós, em maior ou menor medida, com maior ou menor carga de interpretação, fazemos. Isso porque por meio das narrativas conseguimos produzir maior empatia com o “público”, isto é, com as pessoas que estão ouvindo as histórias, já que elas despertam variados sentimentos, o que faz com que as informações sejam melhor fixadas, fazendo com que a contação de história também tenha uma faceta didática.

Esse mesmo princípio é aplicado na publicidade por meio do que se convencionou chamar de storytelling. Quando bem utilizado, ela pode trazer uma série de vantagens, principalmente em relação às buscas orgânicas. Mas como aumentar as visitas de seu site com storytelling? É o que descobrirá na sequência.

Storytelling e Marketing

Apesar de ser amplamente aplicado na publicidade exibida por meio de plataformas tradicionais, a exemplo da televisão, no marketing digital o storytelling tem um poder extraordinário.

Isso porque o marketing digital consiste em conteúdo, e o método em questão trata justamente de maneiras de expor os conteúdos a serem divulgados, e quando empregado dentro de uma estratégia digital sólida e com público bem definido, é extremamente útil para criar identificação com a marca (humanização da empresa), gerar maior tráfego orgânico (não pago) e aumentar as taxas de compartilhamento de conteúdo.

Escolha o melhor formato para você

Uma das principais vantagens desta técnica é que ela pode ser utilizada em canais variados, e isso deve ser levado em consideração no momento de definir a estratégia digital para aumentar as visitas do seu site com storytelling.

A escolha entre um ou outro formato irá depender diretamente do público, mas podemos dizer que vídeos são mais gerais em termos de público, enquanto textos têm algumas pequenas limitações de alcance e potencial de criação, enquanto rádios e podcasts são os mais específicos dentre os três formatos em termos de público.

Crie conteúdo de qualidade e foque na emoção

Como já dito no começo do artigo, uma das principais vantagens das histórias e que elas focam no despertar de emoções das pessoas, o que faz com haja uma criação de empatia mais espontânea e duradoura entre quem conta e quem ouve a história. Por isso, as emoções que a história irá suscitar são de extrema importância.

A grande vantagem aqui é que as emoções são universais, dando mais liberdade criativa durante a execução da campanha, que pode ir do humor ao choro, que por sua vez também podem apresentar variações de intensidade.

Segmente o conteúdo

Por fim, o último aspecto que você deve levar em conta no momento de utilizar a técnica no marketing digital é aumentar as visitas do seu site com storytelling diz respeito à segmentação, não do público, mas sim da história.

Essa segmentação é importante, pois cria em seu público uma rotina de acesso ao seu site, aumentando o tráfego orgânico e levando a um melhor desempenho. Contudo, para que isso ocorra é necessário que a história seja muito bem elaborada, pois caso contrário poderá surtir o efeito contrário, isto é, diminuir a quantidade de acessos e mesmo a credibilidade da empresa.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.