Nos dias de hoje, o site é praticamente a base para que a empresa seja vista e lembrada. Em outra linguagem, é como se ele fosse um 'cartão de visitas' na modernidade. Além disso, os sites são de grande importância para a divulgação da marca e dos produtos ou serviços por ela oferecidos.

A taxa de conversão, por sua vez, consiste na relação entre o número de visitas realizadas ao site com o número de vendas realizadas. Vamos supor que o seu site tenha 1000 visualizações diárias e 100 vendas. Isso significa que a taxa de conversão é de 10%.

Mas, afinal, como aumentar a taxa de conversão do meu site? Confira a seguir algumas dicas que lhe auxiliarão nesta tarefa.

Primeiramente, defina o que é conversão para o seu negócio

Você deve saber o que é, para o seu site, conversão. Além do aumento no número de vendas, outras métricas também podem ser consideradas – como o aumento no número de pedido de orçamentos, em cadastros, download de aplicativos e outros.

Além disso, há taxas de conversão por anúncios, por número de visitas orgânicas, por tráfego direto e etc. Antes de tudo, defina qual é a taxa de conversão que tem maior peso para a sua estratégia digital.

Crie desejo

Outra dica para você saber como aumentar a taxa de conversão do seu site é: crie desejo. Pense que você é o consumidor. Quando você quer muito um serviço ou produto, você o compra tomando uma decisão essencialmente emocional e, só depois, busca razões lógicas para justificar o ato. Para aumentar as conversões no site, é exatamente isso que você deve fazer: criar tal desejo na mente de seus consumidores.

Comece identificando a necessidade de seus clientes, ou seja, o que será que eles realmente precisam? Identifique-a e ofereça, em seguida, produtos customizados que venham a atender aos desejos dos consumidores.

Transmita um senso de urgência

O senso de urgência consiste em demonstrar racionalmente para o consumidor em potencial que ele está tomando uma boa decisão. O senso de urgência estimula o visitante do site a tomar uma atitude naquele determinado momento. Não, ele não poderá deixar para depois – é preciso comprar agora.

Algumas estratégias capazes de criar o senso de urgência no consumidor são as seguintes: ofertas relâmpago, vagas limitadas, e-mail marketing com cupons de desconto, valor mais em conta caso a aquisição seja feita naquele momento, artes gráficas que demonstrem que só há dois/três daquele produto em estoque e outras neste sentido.

Invista em um bom visual no seu site

Um bom visual é tudo na hora de aumentar a taxa de conversão no seu site. As razões são bem variadas. Para início de conversa, o consumidor atualmente é extremamente exigente. Se o seu site tiver um visual poluído, ele com certeza irá optar por fazer a pesquisa em outro lugar (ou melhor, no seu concorrente).

Aposte em um layout simples e bonito ao mesmo tempo. Além disso, valorize a experiência do usuário em seu site, tornando-a rápida e prazerosa.

Estude as métricas do seu site

Tenha o Google Analytics como parceiro para descobrir o que é que mais chama a atenção dos clientes em potencial em seu site. Dessa forma, será possível otimizar os seus resultados em como aumentar a taxa de conversão no seu site.

Responda as seguintes questões a si mesmo:

  • De onde vem o meu tráfego?
  • O que os usuários buscam em meu site?
  • Quais são os produtos ou serviços mais procurados/visitados?
  • Quais são as campanhas que mais atraem visitantes?
  • Quais páginas têm maior engajamento, interação e visitas?

E agora que você já tem a resposta para como aumentar a taxa de conversão no seu site, o que ainda está esperando para intensificar os seus resultados por meio destas estratégias de marketing digital? Quer saber mais sobre o assunto? Faça o download gratuitamente do nosso e-book 'Checklist de SEO' e saiba como fazer do seu site um ótimo canal de vendas da sua empresa!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.