Hoje vamos dar continuidade a série de posts onde apresentamos nossos cases de sucesso. Nosso objetivo com a série é mostrar na prática como foram desenvolvidos alguns projetos, apresentando os desafios, soluções e resultados. No case anterior, falamos sobre a Brastel, uma empresa de telecomunicações.

No case de hoje, vamos contar a história do projeto do novo site da ABECIP, Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança. A entidade foi fundada em agosto de 1967, no 1º Encontro Nacional das Empresas de Crédito Imobiliário e Poupança, que aconteceu no Club Nacional em São Paulo.

Desde sua fundação, o objetivo da associação é colaborar para o desenvolvimento de um sistema de crédito imobiliário consistente, capaz de proporcionar o desenvolvimento sustentável dos financiamentos. A ABECIP tem como premissa básica o acompanhamento do crédito imobiliário em todas as suas características e, acima de tudo, a contribuição para o avanço de um ecossistema favorável ao crescimento da oferta dos produtos imobiliários, sendo o principal interlocutor para a geração de empregos e o crescimento econômico.

Conversamos com a Silvia Braccio da área de Comunicação e com Ana Bulcão da área de TI, para que elas nos contassem sobre a experiência que tiveram com a Post Digital e o projeto durante e após a homologação. 

Como era antes do desenvolvimento do novo portal

Antes de implementar a nova plataforma desenvolvida pela Post Digital, a ABECIP enfrentava problemas que impactavam os processos internos e seus associados.

Os associados tinham muita dificuldade em encontrar o que desejavam, com isso, sua experiência (UX) com a plataforma era comprometida. Tudo isso acontecia porque a plataforma não tinha uma arquitetura intuitiva e possuía um volume muito grande de conteúdos, mal distribuídos (sitemap) o que ocasionava a frustração do usuário quando tentava localizar algo de seu interesse.

 

“Um site difícil de ser navegado e alimentado. Visual ultrapassado, conteúdos mal organizados e poucas imagens"
Silvia Braccio - Comunicação

 

Algumas áreas da associação não foram consideradas no desenvolvimento do projeto e informações relevantes sobre elas não eram compartilhadas, dificultando a comunicação entre as áreas e seus públicos de interesse. Além disso, a tecnologia do projeto estava defasada, como o portal já tinha um certo tempo de vida no momento em que ele foi projetado, tecnologias que atualmente são essenciais não existiam, como o desenvolvimento responsivo que dificultava o acesso por dispositivos móveis.

Por último, na área administrativa (CMS) do portal, os processos de atualização eram complexos e o esforço para manter a plataforma atualizada era muito grande, com isso, o desperdício de mão de obra era ainda maior.

O processo de desenvolvimento do novo portal

Iniciamos o projeto realizando uma imersão dentro da ABECIP por meio de entrevistas com as áreas envolvidas, a partir delas conseguimos entender como cada área poderia ser beneficiada pelo projeto, além de mapearmos todo o legado de sistemas e processos da empresa. 

A partir das entrevistas, o projeto começou a ganhar forma, ficou claro que era necessário atender algumas premissas para que todo o processo interno fosse otimizado e no portal a experiência do usuário fosse priorizada.

 

“Estamos tendo uma ótima experiência, o novo portal ficou totalmente clean, organizado, fácil de navegar e de gerenciar os conteúdos"
Silvia Braccio - Comunicação

 

Todo o planejamento, criação e desenvolvimento do portal seguiram as seguintes premissas:

 

Usabilidade - quanto mais fácil de usar, melhor.

O projeto foi orientado para melhorar a experiência do usuário, disponibilizando as informações de forma ágil e dinâmica, oferecendo uma navegação simples e fluida, facilitando o acesso a diferentes conteúdos e eliminando problemas de organização, visibilidade e poluição visual presentes no antigo site.

 

Navegabilidade - Organizar e hierarquizar para descomplicar

Como a associação disponibiliza um volume muito grande de informações e conteúdos para diferentes públicos, a hierarquia de menu e suas nomenclaturas foram todas revisadas tornando o site muito mais objetivo, intuitivo e simples de utilizar, reduzindo a distância entre o usuário e os conteúdos de seu interesse através de canais estruturados por perfil (público) e sempre entregando a informação mais relevante no menor número de cliques possível.

 

Acesso a informação - Encurtando a distância entre o usuário e informação

Diferente do antigo site, o novo portal conta com uma busca que entrega ao usuário exatamente o resultado que espera além de sugestões de assuntos relevantes ou assuntos relacionados com o tema desejado e tudo isso se tornou possível por um algoritmo eficaz. Além do que, a busca começou a indexar conteúdos de arquivos anexos, algo de extrema importância para a ABECIP, que já disponibiliza inúmeros arquivos para seus associados. 

 

Gestão de Processos

Todo o back office do projeto foi desenvolvido para facilitar a parte operacional dos colaboradores da associação. Os processos mapeados na imersão foram projetados para que a ABECIP tivesse o menor esforço possível para realizar todas as tarefas do dia a dia, seja para publicar um conteúdo, enviar um e-mail segmentado ou gerir os associados da instituição.

 

Impacto Visual e atratividade - seduzir encantar e conquistar, todos os dias

Todo o design de interface do portal foi projetado para ser o mais minimalista possível, tornando o conteúdo protagonista, despertando o interesse do usuário para o que é mais importante, a informação.

Resultados

O novo portal foi ao ar no início de setembro de 2015, de lá pra cá, segundo Ana Bulcão, o tempo gasto para administrar o site pela área administrativa (CMS) caiu em 95%.

 

“Pouco eu uso a área Administrativa, mas durante o processo de alimentação do Site eu efetuei uma boa parte da documentação do site e em relação ao anterior minha avaliação é de 95%."
Ana Bulcão - TI

 

Quando o assunto é associados, os resultados também são expressivos. Como o acesso a informação foi simplificado pela arquitetura desenvolvida e pelos recursos disponíveis, o acesso a informação ficou muito mais fácil.

 

”Como usuária do site, em termos de navegabilidade e agilidade de acesso as informações dos conteúdos digo que foi um ganho de 89%. Em termos de localizar a informação melhorou e muito pois está bem visual e ao abrir os menus a informação já esta ali quase que imediata."
Ana Bulcão - TI

 

Fora isso, outras áreas importantes da entidade que até então não estavam contempladas no antigo portal ganharam espaço e destaque.

Quer obter ótimos resultados como a ABECIP?

Solicite agora o diagnóstico gratuíto do seu site ou conheça a metodologia de desenvolvimento de projetos aplicada pela Post Digital.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.