Hoje veremos um case de sucesso da Post Digital. Nosso objetivo é mostrar na prática como o marketing digital está influenciando positivamente o resultado dos nossos clientes. 

No case de hoje vamos contar um pouco a história de sucesso da parceria entre a Post Digital e a Brastel, empresa de telecomunicações que foi fundada em 1996 em Tóquio no Japão.

A Brastel foi pioneira no desenvolvimento de cartões pré-pagos e recarregáveis para ligações internacionais, que a princípio, eram desenvolvidos apenas para atender o mercado de brasileiros residentes no Japão. Com sucesso imediato, acabaram conquistando outras comunidades estrangeiras dentro do Japão aumentando sua área de atuação.

Em 2006, expandiram seus negócios e chegaram ao Brasil onde desenvolveram o Basix, um sistema de PABX IP que além de oferecer todas as funcionalidades de um PABX convencional, proporciona aos seus clientes facilidade, agilidade, flexibilidade e economia.

Já em 2014, iniciaram sua parceira com a Post Digital e começaram a utilizar o digital em suas estratégias de marketing. Ao longo desses quase dois anos os resultados obtidos foram:

8%   900%
do faturamento da empresa vem do marketing digital   de retorno sobre o investimento feito em marketing digital

Conversamos com a Evelyn Ribeiro, Eugenia Kanai e Mayara Kravaski, ambas responsáveis pela área de marketing da Brastel, para que elas nos contassem a história da parceria com a Post Digital, como ela impactou o negócio e seus planos futuros. 
 

Como funcionava antes do marketing digital

Antes de fazer parceria com a Post, a Brastel só aplicava o marketing tradicional, divulgando anúncios em revistas segmentadas, participando de feiras e eventos e realizando parcerias com outras empresas. A prospecção de clientes era realizada a partir de pesquisas por empresas na internet, por meio de contato telefônico e por indicação de clientes e parceiros.

Por isso, o principal problema enfrentado era o alto índice de esforço e recursos comparado com baixo índice de resultados, pois as estratégias de marketing realizadas, em sua maioria alcançavam empresas que não possuíam interesse pelos serviços da empresa. Além disso, tinham dificuldade em mensurar os resultados obtidos.


"Não tínhamos métricas para mensurar se estávamos ganhando ou perdendo em relação aos investimentos em marketing digital"
Evelyn Ribeiro - Marketing


No digital, a Brastel investia timidamente em campanhas de links patrocinados, mas realizava toda a gestão internamente. Sem muito conhecimento do uso das ferramentas, estratégias e métricas, os resultados obtidos eram muito limitados. A partir desse momento a Brastel decidiu intensificar os investimentos em marketing digital iniciando uma parceira com a Post Digital.

A parceria com a Post Digital

Logo no inicio da parceria, a Post Digital realizou uma imersão dentro da Brastel buscando entender o seu momento, seus desafios, suas dores e como ela estava atuando no ambiente digital.

Um dos desafios identificado nessa fase era conseguir encontrar e atingir empresas que poderiam ser beneficiadas pelos serviços e, não menos importante, manter os clientes atuais da empresa atualizados sobre os seus serviços e produtos.

A partir disso, um novo website foi desenvolvido centralizando todos os produtos e serviços da empresa. Cada produto e serviço recebeu uma landing page otimizada para SEO e para conversão. 

Novas campanhas de links patrocinados foram desenvolvidas e a Post Digital começou a geri-las. Além disso, todo o website começou a ser monitorado e, a partir dos indicadores gerados, mudanças foram implementadas, tanto nas campanhas quanto na arquitetura do website, otimizando todo o processo de conversão.


"Com a ajuda da Post refizemos todo o site definindo uma identidade à empresa e aos serviços que oferecemos. Podemos fazer atualizações rapidamente e também acompanhar o percurso de cada visitante, de onde veio e como navegou pelas páginas. Com a análise das visitas, podemos aplicar estratégias voltadas ao perfil do cliente que nos acessa ou aos serviços que têm maior visualização."
Eugenia Kanai - Marketing


Resultados

Em quase dois anos após intensificar o investimento, 8% do faturamento da empresa vem do marketing digital e a expectativa é aumentar a participação para o próximo ano. O retorno sobre o que foi investido (ROI) em marketing digital está no patamar de 900% e esse número cresce mês a mês.


"A experiência com a Post têm sido positiva pois passamos a utilizar melhor os recursos do marketing digital. Agora podemos mensurar os resultados vindos de cada campanha e com a ajuda da Post, acertar as estratégias para um melhor resultado. Os contatos vindos pelo site têm sido mais relevantes e qualificados."
Mayara Kravaski  - Marketing


A partir da análise das métricas geradas no funil de vendas e de um alinhamento entre as áreas comercial e atendimento, a Brastel conseguiu identificar quais eram as necessidades de seus prospects e clientes e, com isso, aprimorar o processo que envolve ambas as áreas. 

Este ajuste foi fundamental para o crescimento das vendas, pois possibilitou identificar e corrigir falhas dentro da jornada de compra fazendo com que mais leads percorressem o funil até o final, convertendo um número maior de leads em clientes.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.