Você já se perguntou 'quantas vezes devo fazer o backup do meu site'? Se sim, provavelmente significa que se preocupa com a segurança dele. Esse trabalho é essencial para a estratégia digital de uma empresa. Num ambiente nem sempre seguro, como é a internet, é necessário tomar medidas preventivas para evitar problemas no futuro.

O backup do seu site é tão importante que precisa ser agendado sazonalmente, como as ações do marketing digital. Ou seja, você precisa garantir que em determinados períodos de tempo ele vai ser feito. Leia a seguir alguns tópicos para entender melhor como funciona isso, e quais as vantagens e melhores alternativas.

O que é Backup?

Backup é um termo que significa, em português, “cópia de segurança”. Trata-se de uma cópia de arquivos em outro dispositivo de armazenamento, com o objetivo de prevenir riscos. O backup garante que não haverá prejuízo caso o drive onde os dados estão tenha problemas no futuro.

Devo realizar o backup do meu site?

O backup é como fazer um plano de saúde para o seu site. Ele deve ser feito para que você tenha uma cópia total dos dados para uma eventual recuperação do sistema. O acesso a um determinado arquivo é rápido, pois as informações podem ser organizadas. Além disso, se trata de um método de prevenção que não custa muito dinheiro e que garante muitos anos de segurança.

Outra vantagem está na disponibilidade de meios. Existem diversos tipos de mídias, dos mais variados tamanhos, que podem ser usadas no salvamento dos dados. Ao realizar o backup do site, você também está prevenindo o site de invasões e ataques de hackers. Além disso, ter uma cópia dos arquivos é importante para domínios que costumam receber muitas visitas por dia, principalmente sites de e-commerce. A chance de perder a oportunidade de vender por causa de algum arquivo corrompido fica reduzida.

Onde devo colocar o backup feito?

Fitas: As fitas foram muito utilizadas pelas empresas no passado. Hoje estão se tornando obsoletas, devido à fragilidade dessa mídia e a insegurança proporcionada.

CD: É o meio mais barato, porém, tem pouca vida-útil e uma capacidade de armazenamento pequena (700 mb).

DVD: Armazena uma quantia maior que um CD (4 gb), mas é inviável para quem deseja guardar arquivos maiores.

Pen Drive: Uma mídia externa que tem a vantagem da segurança e a facilidade de guardar (é pequeno).

HD Externo: É um drive como o Pen Drive, porém maior. Está disponível em vários tamanhos, e sua capacidade pode ultrapassar os Terabytes. Outra vantagem é sua vida-útil.

Cloud Computing: Também chamado de armazenamento em nuvem, tem sido o mais usado ultimamente. A vantagem é que não ocupa espaço, já que guarda os dados diretamente na internet. Você contrata o serviço de uma empresa e ela fornece um espaço virtual, com login e senha para você acessar seus dados.

Quantas cópias salvar?

Não existe uma regra a esse respeito, pois tudo depende da importância dos dados. Mas é ideal possuir mais de uma cópia, gravadas em mídias diferentes. Tenha ao menos dois modelos: um físico e um virtual. Dessa forma, você guarda um backup do seu site na sua casa e outro na nuvem.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.