O e-mail marketing é uma estratégia extremamente poderosa. Porém, infelizmente, poucos são os empreendedores que sabem utilizar essa ferramenta com eficácia, uma vez que eles não dão a devida atenção para os pequenos detalhes que, na prática (e na mente do consumidor), podem fazer uma grande diferença.

Hoje, 8 em cada 10 empresas de grande porte utilizam estratégias de e-mail marketing. Além disso, hoje ela é uma das ferramentas que conta com o maior ROI – Retorno sobre Investimento: R$1,00 investido pode se tornar R$ 40,00 em uma campanha bem-sucedida de marketing digital. Com facilidade para mensuração e ótimo desempenho, conheça neste artigo algumas dicas de como montar um e-mail marketing de sucesso.

Jamais compre um mailing

Se você comprar um mailing pronto, pode ter a certeza de que os resultados atingidos com o seu e-mail marketing não serão os esperados. Isso porque os endereços de e-mail de uma lista comprada são, geralmente, os piores possíveis: muitos deles podem ser até desativados há anos sem que você saiba disso. Além disso, a chance de que o seu e-mail acabe caindo diretamente na caixa de spam também é altíssima.

Outro aspecto a ser levado em consideração é que nenhum serviço de envio de e-mail marketing que seja verdadeiramente bom e eficiente vai aprovar o envio para tal lista. Pois é: o barato sai caro. Prefira um mailing próprio, mesmo que menor, mas que seja composto pelo seu próprio público-alvo, e não por endereços de e-mail totalmente alternativos.

Seja pessoal

Fale de um para um. Se você quer fazer com que aquele indivíduo verdadeiramente se torne um cliente, faça um texto atraente, simples, objetivo e, é claro, que chame a sua atenção. Outro detalhe a ser lembrado nesse aspecto é chamar o seu cliente pelo nome, o que fará com que ele sinta que aquela informação está realmente sendo direcionada a ele. Use uma linguagem mais informal, falando com o seu cliente em tom de conversa – isso fará com que a leitura seja muito mais natural e suave.

Chame a atenção pelo título

Outra dica no que se refere a como montar um e-mail marketing de qualidade é: crie um título que seja verdadeiramente irresistível. Evite ao máximo os títulos longos e com palavras difíceis. Tente provocar mistério e curiosidade, de modo que ele se sinta praticamente obrigado a abrir o e-mail. Sendo assim, saiba brincar com as palavras, utilizando aquelas que façam com que o seu cliente se sinta realmente atraído. Evite ao máximo os títulos clichês, superficiais ou extremamente compridos.

Insira múltiplos links para sua página de destino

A matemática, neste caso, é bem simples e vai lhe ajudar a responder à questão: como montar um e-mail marketing de qualidade? Quanto mais links você colocar no e-mail, maiores são as chances de que eles sejam clicados. Sendo assim, na hora de redigir o texto, insira links que reflitam nos benefícios para o cliente ao clicar neles, o que o instigará à ação. Mas para que a sua estratégia digital verdadeiramente dê certo neste sentido, tenha limites e nada de exagerar na quantidade.

Dê uma recompensa

Você não pode “obrigar” o seu cliente a entrar no seu site ou comprar o seu produto a preço de nada, não é mesmo? Sendo assim, surpreenda-os por meio de uma recompensa que fará com que eles se sintam especiais por estarem naquela lista. Mas de que tipo de recompensa estamos falando? Tudo vai depender da sua área de atuação e, é claro, do seu próprio público-alvo. Alguns exemplos de recompensa são: webinários, e-books, vídeos gravados, videoaulas, minicursos online, planilhas, infográficos, checklists e muitos outros.

E agora, você aprendeu como montar um e-mail marketing? Que tal adotá-lo em seu negócio? Caso ainda tenham restado dúvidas, comente na área abaixo. Não deixe de conferir o nosso e-book gratuito 'O guia prático do e-mail marketing' e faça dessa ferramenta um sucesso!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.