A disputa por audiência na web é uma luta de titãs. Com tanto conteúdo na rede, principalmente em mídias sociais, é essencial encontrar a melhor estratégia para vencer a guerra pela atenção do público e manter a marca em uma posição sólida diante da concorrência. Como uma marca pode se destacar no ambiente virtual?

Uma solução eficaz de marketing digital é o branded content. Branded content é um recurso poderoso para a gestão de marcas. Vender não é o objetivo do branded content. A proposta dessa estratégia é entregar conteúdo relevante associado à marca para torná-la mais forte na mente do público desejado. Veja a seguir 4 dicas para criar ações de branded content.

Crie histórias de sucesso

  • Autenticidade: Crie uma história envolvendo a marca inspirada em temas da atualidade, situações do cotidiano, sonhos, desejos, enfim construa um enredo autêntico para atrair a atenção do público-alvo. É importante que a história esteja alinhada aos valores e ideais da marca.
  • Criatividade: Até o sabor do arroz com feijão pode variar com a adição de novos temperos, não é? Ou seja, uma história simples, inspirada em fatos cotidianos, fica mais interessante quando o roteiro é criativo, bem estruturado. Crie uma mensagem criativa associada à marca para que a história permaneça viva na memória dos clientes.
  • Identificação: É importante conhecer o perfil do público-alvo para contar uma história que leve as pessoas a se identificarem com o enredo e o personagem principal. Quando o público de identifica com os valores, ideais e a postura da marca é mais fácil criar e fortalecer vínculos.
  • Emoções positivas: A história tem que tocar as emoções do público. O envolvimento emocional com a história contribui para aproximação entre a marca e o público.
  • Final feliz: Toda história tem momentos de tensão, conflito e dilema. Mas o público sempre espera um final feliz para o herói.

Foque na mensagem, não em vender

O objetivo do branded content não é vender produtos ou serviços, mas consolidar a imagem da marca no mercado, fortalecer vínculos, aumentar a confiabilidade, afinidade e promover o reconhecimento de valores associados a ela. branded content é uma estratégia de gestão da marca. Não é uma estratégia de vendas.

Dessa forma, as ações de branding buscam a aproximação com o público. O foco é a mensagem, que revela a missão, valores, princípios e ideais da marca. A marca tem que transmitir mensagens que o público deseja receber. Esse entendimento é essencial para construir as bases do relacionamento entre a marca e o público.

Entenda o interesse do público

Nenhuma marca consegue manter uma posição firme no mercado sem conhecer as necessidades e desejos do público desejado. O desenvolvimento de produtos e serviços resulta de pesquisa de mercado. Da mesma forma, as ações de branded content devem entregar o conteúdo certo, ou seja, o conteúdo que o público deseja consumir. Para isso, é necessário saber quais são os interesses do público para criar o conteúdo que será publicado em mídias sociais.

A afinidade é um elo forte entre a marca e as pessoas. Essa conexão só é possível quando a marca fala sobre o que interessa a sua audiência. Quando o público está satisfeito com o conteúdo, sente vontade de interagir, compartilhar e continuar seguindo as publicações.

Faça a sua marca ter identidade

Como o público reconhece um produto ou serviço? Pela marca, não é mesmo? A marca é a identidade da empresa. Quando desejamos comprar algo, o primeiro item que avaliamos é a marca. A marca reconhecida pela qualidade é sempre a mais escolhida. Claro que o preço também influencia a decisão do consumidor.

No entanto, mesmo quando o consumidor precisa optar por um produto ou serviço mais barato, ainda faz escolhas baseadas na marca mais popular. Por quê? A marca não é um símbolo gráfico que distingue uma empresa da outra. A marca sintetiza a história, a missão e os valores do negócio. Por esta razão, é fundamental construir uma identidade sólida, forte, que é logo reconhecida pela qualidade, confiabilidade, inovação e confere status aos consumidores.

Marca tem uma história, um ciclo de vida que precisa ser revitalizado de tempos em tempos. Isto é possível com ações de branded content, que é uma estratégia eficiente para a gestão da marca. O foco do branded content é nutrir a relação entre a marca e o público, entregando conteúdo relevante, mensagens com valor, emoção, credibilidade e atitude.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.