Você conhece o marketing de conteúdo? Trata-se de informações - conteúdos pertinentes para aquele público-alvo. A estratégia visa apresentar um material que fará a diferença na vida do cliente e não apenas textos vagos. Portanto, ao produzir, opte por poucos conteúdos qualificados em detrimento de muitos de baixa qualidade. As empresas investem cada vez mais em marketing de conteúdo e, por consequência, em e-books.
No e-book, a empresa possui um espaço maior para apresentar seus produtos ou serviços de forma hábil e inteligente. Nada de discursos mercadológicos, mas sim informações esclarecendo o que cada produto ou serviço apresenta de vantagem e como fará a diferença na vida do cliente. Conheça algumas dicas de como fazer um e-book de sucesso para divulgar a sua empresa.
Não esqueça das suas personas
A persona é uma representação de cliente, ou seja, baseando-se em dados reais, a empresa 'cria' um personagem com histórias, objetivos, desafios, motivações, preocupações, características, etc. Quanto melhor definida, mais fácil se torna personificar o público-alvo da empresa. A persona é mais específica do que o público-alvo, logo permite mais personalização e a produção de conteúdo certeiro. É de extrema importância defini-la antes de começar a produção e entender como fazer um e-book. A mensagem repassada chegará na pessoa correta, sem perda de tempo. Sem ela, a estratégia pode se perder no meio do caminho tornando o trabalho perdido. Com ela é possível determinar o estilo do conteúdo, tamanho, tom e todas as variáveis possíveis de um bom conteúdo.
Defina um tema
Você precisa de um tema bem delimitado para não começar falando de maçãs e terminar falando de uvas. A delimitação do tema conversa com a definição de personas, afinal, ele precisa estar em consonância com elas para que haja identificação. Além disso, você não amplia muito o leque de conteúdo, falando muito sobre tudo e sem especificidade em nada. Pensar em uma lista de acordo com o funil de vendas pode facilitar o processo. Alguns temas necessitam de materiais mais visuais, outros já suprem o aprendizado apenas com conteúdo textual. Independentemente da temática, ela deve ser interessante e trazer novidade para o leitor e não somente senso comum.
Escolha boas imagens
Nada de somente textos jogados. O layout do e-book precisa ser diagramado com imagens, mas com critérios. Nada de envolver o texto ao redor das imagens, é melhor que elas fiquem com linhas de texto abaixo e acima. O formato correto é png ou jpg, para não ter problemas de compatibilidade quando o leitor abrir os arquivos. As imagens devem ser em RGB com 72 dpi. Quando expor tabelas, não as deixe cruas como tiradas da planilha. Dê mais visibilidade e destaque aos dados mais importantes para que o leitor não perca tempo interpretando as informações. Quando a fotografias, opte pelos melhores ângulos e cores vivas, destacando o principal.
O design não pode ser esquecido
Existem inúmeras plataformas que oferecem designs pré-prontos para você trabalhar em cima. Se preferir, crie o próprio layout que deve imprimir a cara da sua empresa. Saiba que é possível passar seriedade com um material mais leve e com diagramação bela. Opte por espaços em brancos que permitem que o leitor 'respire' e que não deixam a página poluída. Você pode usar as cores do logotipo da empresa ao realizar o layout. Outra dica muito importante: o design precisa ser responsivo. Isso quer dizer que não importa de qual dispositivo a pessoa acesse o e-book, ele será adaptável à tela propiciando leitura agradável. Não há nada mais frustrante do que tentar ler um material que não se adapta à tela.
Divulgue seu e-book
Para finalizar a sua estratégia digital e agora que você já sabe como fazer um e-book, divulgue! A divulgação deve ser feita com base nos leads, ou seja, seus clientes em potencial. Mande para a lista de e-mail que possui, das pessoas já cadastradas em seu site. As redes sociais são um ótimo ambiente para dar mais visibilidade ao seu produto. Você pode usar o Instagram, colocando uma foto mais artística do e-book, o Facebook, com post explicando o que o material traz, ou até mesmo um vídeo no YouTube. Esteja onde o seu público-alvo está, nem que para isso precise retornar para suas personas.
Entendeu como funciona? Então fique sempre por dentro das nossas dicas para realização de materiais de sucesso e saiba tudo sobre marketing digital! Quer saber mais? Faça o download do nosso e-book gratuito 'Manual Completo sobre Marketing de Conteúdo' e faça conteúdos de qualidade para a sua empresa!