Levar o conteúdo de uma maneira mais pessoal e próxima ao público é fundamental para o estabelecimento de um bom relacionamento com o cliente. É como aquela mensagem automática de natal que, apesar de automática, faz as pessoas sorrirem, por alertá-las, por fazê-las lembrar e recordar. E a newsletter não funciona de maneira diferente. É uma mensagem pessoal de aviso, lembrança, recordação de algo que o público já usufruiu e gostou. É um aviso, é o primeiro alô ao atender o telefonema, é um “lembramos de vocês”. A newsletter é uma das principais ferramentas de marketing digital para estabelecimento de uma estratégia digital proposta. A taxa de permissão de recebimento de e-mails chega à casa dos 90%, ou seja, é uma eficácia representada em números, e mostra como o cliente deseja estar informado acerca da empresa.

Por isso, este artigo tem o intuito de apresentar as melhores ferramentas para newsletter disponíveis. Elas proporcionarão facilidade, praticidade e eficiência ao empresário que optar por essa plataforma comprovada em números que, sim, funciona e merece cada centavo de investimento.

MailPress

Uma das mais conhecidas ferramentas para newsletter, o Mailpress é o principal software de envio de newsletter do Wordpress (um dos maiores domínios para sites em uso no mundo). Entretanto, sua popularidade não se deve só a esta 'aliança', mas sim a funcionalidade da ferramenta, considerada por alguns especialistas como a melhor do mercado. Cerca de 15.000 pessoas utilizam o plugin para o envio da newsletter de suas empresas, o que mostra a eficiência do mesmo. Além da facilidade de estilização dos e-mails para envio rápido, o plugin também conta com dupla-verificação dos contatos na lista de e-mail, além de diversas outras funcionalidades.

FeedBurner

O feedburner é uma das principais ferramentas de newsletter do Google. Com ele é possível tornar o próprio Feed compatível com a maior parte dos leitores do RSS Feed. Por isso, é comum afirmar que o FeedBurner é o maior impulsionador de artigos a uma nova gama de leitores, por aproveitar, em demasia, o RSS do produtor de conteúdo. Assim, com esse serviço, a cada artigo publicado o leitor recebe um e-mail com o conteúdo escrito, podendo lê-lo diretamente do e-mail. Para instalar o FeedBurner são necessários apenas realizações de pequenos passos rápidos que culminarão na utilização de uma ótima ferramenta de divulgação.

GetResponse

Talvez um dos mais completos da lista. O GetResponse possui uma ampla funcionalidade a um preço atrativo para quem possui uma grande quantidade de e-mails a ser enviado. Além de ser completamente em português, a ferramenta conta com produção de Landing Pages (criar e publicar páginas de captura), construir formulários, caixa de entrada com pré-visualização do conteúdo, além de opções para análise geral e opção para desativar o optin (ou confirmação de recebimento).

Aweber

A ferramenta de autoresposta distribui diversas campanhas de e-mail marketing através do envio automático dos mesmos em horários pré-estabelecidos, tudo feito de maneira automática. Com o Aweber é possível aumentar as vendas e automatizar o processo de estabelecimento de relação com o leitor. Não possui problemas de spam e é prático de produzir, afinal, conta com uma funcionalidade simples, que permite qualquer um a desenvolver as campanhas.

TrafficWave

A principal vantagem notada ao primeiro olhar no uso do TrafficWave é a não limitação de preço/envio. Dessa forma, independente do número de contatos a ser enviado o e-mail, o preço será o mesmo. Apesar de ser em língua inglesa, existem diversos tutoriais que ensinam passo a passo como utilizar a ferramenta. É muito conhecido entre programadores como o mais diferenciado do mercado, devido às inúmeras funções representadas que se assemelham muito a um conjunto das outras ferramentas já citadas no artigo.

Gostou das ferramentas para newsletter que apresentamos no artigo de hoje? Utilize-as e melhore a divulgação da sua empresa! Para te ajudar ainda mais, baixe o nosso e-book gratuito 'Guia prático do E-mail Marketing' e saiba como utilizar outra ferramenta para a divulgação da sua empresa: o e-mail marketing.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.