O Twitter foi a primeira rede social a estourar no Brasil e permitir uma maior interação entre marcas e consumidores. A boa notícia é que ainda hoje a rede social cresce de forma exponencial e vem chamando ainda mais atenção por conta de funcionalidades não oferecidas em outras redes.

A rede de 140 caracteres é única em alcance orgânico. Enquanto o Facebook apresenta índices cada vez menores de alcance real de usuários, o Twitter tem a seu favor o fato de mostrar suas publicações para 100% dos usuários online que te seguem. Só esse argumento já é válido para qualquer estratégia de marketing digital, mas a rede ainda oferece mais agilidade para responder, ferramentas de mensuração satisfatórias e possibilidade de integração. O problema é que nem todas as empresas sabem como gerenciar suas contas e acabam cometendo os principais erros do Twitter. Vamos ver quais são eles?

Falar só da sua empresa

Entre os principais erros do Twitter esse é o mais comum, isso porque empresas novatas na rede tendem a acreditar que o Twitter serve apenas para mostrar sua empresa. A ferramenta é conhecida por possibilitar a interação ágil e rápida entre você e seus seguidores, falar apenas de você pode acabar mostrando que você não tem muita familiaridade com a própria rede e isso afastará seus seguidores.

Para falar de sua corporação, utilize redes sociais profissionais e até mesmo seu próprio site, que poderá estar na descrição de seu perfil do Twitter. Dessa maneira você consegue focar mais na real motivação dos twitteiros.

Seguir todos os perfis possíveis

Quantidade não é qualidade. No Twitter essa frase é ainda mais poderosa, perfis que saem seguindo pessoas e marcas sem discriminação acabam tendo mais 'seguidos' do que 'seguidores', e esse pode ser um indício de que sua página é um spammer ou desinteressante. Dependendo dos perfis seguidos, sugere ainda que você só esta ali para conferir as ações da concorrência.

O ideal é que você leia com cuidado as informações de cada conta que seguir e que jamais deixe que o número de seguidores seja menor que o de seguindo, isso mostrará o público que você segue um raciocínio.

Não fazer interação com outros usuários

O Twitter é uma rede social, e a única razão pelas pessoas estarem nela e seguirem a sua conta é a possibilidade de poderem interagir com você. Não permitir que isso aconteça mostra que você pouco conhece o público da rede e que sua empresa não é tão interessante quando os usuários pensavam.

O ideal é que você consiga interagir com seus usuários mais ativos e que inicie conversas ou até mesmo faça menções sobre os assuntos mais comentados, desde que eles estejam dentro do escopo de sua empresa.

Não divulgar o perfil do Twitter no site da empresa

Entre os principais erros cometidos, também está a ausência do ícone do Twitter em seu próprio site. Ele será importante para mostrar aos seus consumidores que você possui um canal direto com seus clientes e que eles podem não apenas te conhecer mais, mas entender como é o seu relacionamento com as pessoas.

O ideal é ter uma equipe de SAC também integrada ao Twitter, já que isso fará com que você tenha mais seguidores.

Usar muitas hashtags no mesmo tweet

As hashtags são criações do Twitter e, por isso, um dos itens mais utilizados por usuários, marcas e profissionais de estratégia digital. O problema é que o exagero de hashtags pode deixar seu tweet incompreensível e confuso, e isso fará com que o objetivo de uma ação ou campanha acabe ineficiente.

Para melhorar esse aspecto é necessário contar com profissionais criativos que encontrem uma ou duas hashtags de interação ou promoção, que farão suas menções aumentarem.

Agora que você já sabe os benefícios da rede, reavalie seu perfil e veja se você não está cometendo os principais erros do Twitter mencionados. Para saber mais, baixe o nosso e-book gratuito 'Manual completo sobre redes sociais' e utilize esses canais como forma de lucro para sua empresa!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.