A difusão de diferentes dispositivos móveis com acesso a internet trouxe aos Designers uma nova preocupação: a visualização do conteúdo online em smartphones e tablets. O design responsivo, devido a sua capacidade de adaptação a tela, atualmente é utilizado por sites de diversas empresas, jornais, entre outros. Representando um avanço na forma com que as páginas são acessadas por dispositivos móveis, ele pode ser aplicado como uma estratégia de marketing digital. No entanto, é necessário esclarecer alguns mitos do design responsivo antes de começar a trabalhar com o modelo.

O que é Design Responsivo?

O design responsivo é uma técnica onde o layout de um site se adapta ao tamanho da tela em que está sendo exibido. Isto é, apesar de possuir uma versão tradicional para desktop, caso seja aberto em smartphones ou tablets, o site dispensará os recursos de zoom, reorganizando sua disposição de acordo com as dimensões disponíveis para a sua visualização. Assim, abrir um site em dispositivos alternativos não é um problema, pois ele pode ser utilizado normalmente. Agora que você já sabe o que é design responsivo, vamos ver quais são os seus principais mitos?

#1 O design fica igual em todos os dispositivos

Um dos mitos do design responsivo é que a disposição dos elementos da página fica igual em todos os dispositivos, ou seja, independente do dispositivo em que fosse aberto, o layout traria os mesmos elementos do que a página aberta no desktop. No entanto, apesar da eficácia do design responsivo, os elementos que aparecerão na tela dependerão do tamanho que ela possui.

É praticamente impossível organizar o layout de uma tela de 15 polegadas em um smartphone, por exemplo. Por este motivo, apesar da proposta tentadora, o design responsivo é eficiente ao facilitar a visualização, porém, isto não significa que o conteúdo não será prejudicado.

#2 Design Responsivo economiza tempo

Ao invés de desenvolver um layout para cada tipo de tela, o site responsivo precisaria apenas de ajustes, o que economizaria o tempo dos Designers. Obviamente, criar uma organização de página para cada dispositivo parece bastante trabalhoso. No entanto, isso não signifca que o design responsivo não demande de várias alterações também.

Apesar de sua capacidade de adaptação, os inúmeros dispositivos disponíveis no mercado com as mais variadas resoluções de tela implicam em diferentes atualizações para cada tipo de equipamento, ou seja, os sites responsivos facilitam neste processo, porém nem todo o problema está resolvido. Os Web Designers ainda gastarão muito tempo até que todos os sites tenham adaptações para todos os dispositivos.

#3 As páginas do site carregam mais rápido

Ao contrário do que muitos pensam, os sites com design responsivo não carregam mais rápido. Embora possuam um layout adaptado, com a exclusão de alguns elementos para melhor organização, o tamanho de imagens e do próprio design da página continua o mesmo. Portanto, a página abrirá em dispositivos alternativos na mesma velocidade em que abre na web, visto que, mesmo não mostrando uns elementos, eles serão carregados da mesma forma.

Apesar destas características, a utilização de um design responsivo é uma forma mais prática de adaptar as páginas da web aos diversos equipamentos disponíveis no mercado. Ainda existem algumas alterações que são necessárias, ou seja, o design responsivo não atua de forma automática. Porém, acompanhando a evolução da tecnologia, esta técnica facilita a visualização de conteúdo e oferece mais qualidade ao público, além de facilitar o trabalho do Designer, que não precisa mais trabalhar com o desenvolvimento de um layout individual para cada plataforma.

Atualmente, o método é uma das estratégias digitais mais práticas e eficientes para os sites mobile se bem utilizado. Após esclarecer os mitos do design responsivo, não deixe de conferir nossas dicas para efetuar a mudança de forma efetiva. Para saber mais, faça o download gratuito do nosso e-book 'O passo a passo para desenvolver um site de sucesso' e veja como fazer um site que dê resultados para sua empresa!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.