Você sabe o que são os chatbots? Também chamados de assistentes virtuais, esse tipo de chat atua diretamente no gerenciamento da troca de mensagens dentro de sites e aplicativos como o Telegram e o Messenger do Facebook. Essa ferramenta permite uma comunicação mais rápida e personalizada entre uma marca e seu cliente, automatizando a comunicação e criando uma conexão que facilita a interação.

Pesquisas recentes revelaram que, nos próximos anos, mais de 20% das marcas vão abandonar seus aplicativos móveis e investir pesado na utilização dos chatbots. O objetivo com a mudança é reduzir o número de ferramentas utilizadas e diminuir as despesas com custos de manutenção desses aplicativos.

Mas o que são os chatbots?

Muitas pessoas ainda não conhecem essa ferramenta e se perguntam o que são os chatbots. De uma forma bem simples, os chatbots são softwares que auxiliam na comunicação entre o seu negócio e os seus clientes. De maneira rápida e pessoal, o objetivo é aprofundar essa relação e trazer mais satisfação dos usuários em relação à sua marca.

Os chatbots podem ser instalados em sites e aplicativos diversos, podendo atuar como machine learning ou não. Quando essa ferramenta é utilizada como machine learning, o software aprenderá com cada nova interação realizada com seus clientes, aprimorando sua inteligência e se atualizando de forma automática. Essa inovação faz com que a comunicação da sua empresa por meio do chatbot seja ainda mais inteligente e completa.

automatização da comunicação é a função principal dos chatbots. Eles permitem que seu negócio seja mais interativo na internet e se comunique de forma mais rápida com os clientes. Esse auxílio pode englobar diversos aspectos da comunicação, ajudando a responder desde perguntas simples, como quais serviços sua empresa oferece ou qual o horário de atendimento da sua loja, até auxiliar em negociações e vendas.

Quais os tipos de chatbots?

Uma grande variedade de chatbots está disponível no mercado e devem ser escolhidos de acordo com o objetivo da sua empresa. Os mais utilizados atualmente são os softwares que atuam como serviço de atendimento aos clientes, também conhecido como SAC, e também para captação de leads.

Esses dois exemplos de chatbots são disponibilizados na página inicial do seu negócio, auxiliando os clientes que acessam o endereço e possuem dúvidas em relação aos produtos ou até mesmo sobre as possibilidades de navegabilidade do site.

Na hora de escolher qual opção é a mais indicada para o seu negócio, além de levar em conta o objetivo da ferramenta, também é importante considerar os preços e as formas de pagamento disponíveis para cada um deles.

Além disso, para que esse software tenha sucesso é fundamental que se pense em como será o fluxo dessas mensagens e qual será o tom utilizado pela ferramenta. Vários modelos de tons estão disponíveis e podem variar entre opções que descobrem e aprendem quais são os gostos específicos do cliente ou entre versões que são mais limitadas e não vão além do conhecimento já programado pela empresa.

Ao definir esses detalhes, é importante fazer a divulgação do seu chatbot. Muitos clientes ainda não sabem o que são os chatbots e podem descobrir e se interessar pela ferramenta por meio da sua divulgação.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.