Com o crescente avanço da internet em várias esferas sociais, o comércio não poderia ficar de fora. Por isso, o e-commerce há algum tempo já deixou de ser mera especulação sobre o futuro e atualmente é uma realidade.

O e-commerce, que é o dito comércio eletrônico, hoje cresce de forma vertiginosa graças aos processos interativos que o ambiente virtual proporciona. Inclusive, as modificações no âmbito econômico provocadas pelo seu avanço já são visíveis, já que atualmente esse tipo de comércio movimenta uma significativa parcela da economia em todo mundo.

Como prova disso, vários bens e serviços já são comercializados por meio do ambiente virtual.

O que é esse tal do e-commerce?

De uma forma geral, é possível afirmar que o e-commerce compreende um modo de comércio onde as compras e vendas são realizadas por meio de plataformas virtuais. Em sua fase inicial, o e-commerce girava em trono de transações envolvendo produtos como livros, computadores, DVDs, roupas, entre outros. No entanto, com o decorrer do tempo, graças ao crescimento da internet, o e-commerce já se popularizou e ampliou o seu leque de possibilidades. Atualmente, por exemplo, ele comporta a transação de bens como casas, automóveis, iates, mansões, etc.

O e-commerce é hoje o reflexo de uma sociedade que está conectada e prioriza aspectos como agilidade e praticidade.
Vale salientar que, apenas porque o e-commerce possui um caráter virtual, não significa que os produtos ali comercializados tenham qualidade duvidosa. Pelo contrário, tanto no cenário online como físico, a qualidade e a transparência ainda são os requisitos essenciais para uma boa transação.

Por que ele tem crescido tanto?

A expansão do comércio virtual ocorreu com o avanço da internet entre os vários segmentos da população. Além disso, o e-commerce elimina a barreira física do espaço possibilitando assim que o consumidor fique a um clique de distância do seu objeto de compra.
A praticidade proporcionada pelo e-commerce é uma das características que mais atrai adeptos e é, sem sombra de dúvida, um dos fatores para o seu notório crescimento. Não por acaso, muitos consumidores já preferem adquirir e efetuar a compra de produtos sem saírem de casa.

Mesmo em tempo atuais, onde tanto se fala em crise econômica, o e-commerce demonstra estar em visível expansão. Esse fato ocorre pela sua comodidade, ampla oferta de produtos e também porque os clientes almejam mais agilidade na compra de um determinado bem. Além disso, técnicas de marketing digital auxiliam quem almeja apostar no comércio online.

Já tenho uma loja física, posso ter um e-commerce?

É possível sim, mas primeiro é necessário compreender o que é o e-commerce. Quem possui uma loja virtual pode apostar em comércio eletrônico. A tendência natural dos negócios é mesmo não deixar de lado o espaço virtual, visto que essa modalidade, além de atingir um maior número de mercado consumidor, apresenta visíveis facilidades para os clientes.

Tais características denotam um bom momento para investir no comércio eletrônico. No entanto, é sempre válido destacar que aderir ao e-commerce é um passo que requer foco e planejamento. Ou seja, não basta ter apenas a vontade de empreender, é necessário também conhecer conceitos de marketing digital, ter uma boa estratégia digital, estar a par da realidade do mercado e dos aspectos que envolvem o comércio por meio virtual.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.