Desvendar os meandros e truques do Twitter não é uma tarefa fácil. A maior parte das empresas atuam fazendo somente o estritamente necessário, de maneira defensiva — o que se resume a responder mecanicamente a eventuais menções e reclamações. Por outro lado, quem está agindo proativamente, com um bom planejamento e equipe competente, consegue resultados excelentes e campanhas virais, que são o “sonho de consumo” do marketing de qualquer empresa.

Recentemente, a Nestivity divulgou uma lista com as 25 marcas mais engajadas no Twitter, incluindo nomes como Disney, Playstation, NASA, NBA, Chanel e MTV. Há muito o que aprender com esses gigantes! A maior parte das diretrizes e processos de engajamento dessas marcas podem ser tranquilamente exportadas para pequenas e médias empresas.

Confira a seguir os pontos que você pode utilizar na sua empresa e começar a fazer sucesso no Twitter:

Entenda o seu cliente

O primeiro passo apontado pelas grandes marcas é compreender verdadeiramente o seu cliente. Para isso, é preciso saber qual é o seu nicho de atuação, pesquisar o que esse cliente gosta de ler, compartilhar e, ainda, observar sobre o que ele conversa. Utilize esse conhecimento para se conectar emocionalmente com seu público, de forma que ele se mantenha sempre próximo da marca e compartilhe seu conteúdo com outras pessoas.

Saiba utilizar os dados disponíveis

Em algum momento é necessário automatizar partes do processo de engajamento. Para que esse movimento não fique óbvio e pouco humano, perdendo justamente a conexão emocional que se pretende atingir, é vital que seja feito um grande estudo, a partir dos dados disponíveis. Isso envolve engajamentos anteriores, níveis de sucesso, estudo dos clientes e tudo o que envolve a interação entre a marca e o cliente. A partir do estudo de dados é possível programar a automação, mantendo os padrões estabelecidos.

Conte uma história

Para evangelizar seus clientes, é preciso que eles estejam interessados no que você tem a dizer. Sendo assim, nada melhor do que contar uma história. As pessoas conseguem se identificar de forma mais forte quando a marca é transparente em sua cultura, seus valores. Saiba também apresentar de forma interessante suas mensagens, converse com os clientes, identifique aqueles que estão animados com a marca ou que você sentiu firmeza no contato estabelecido. Quando outras pessoas enxergam esse lado humano, a probabilidade de engajamento aumenta.

Identifique os influenciadores

É muito importante que você consiga identificar pessoas com perfis influenciadores. Os influenciadores são pessoas propensas a divulgar e compartilhar de forma intensa, para além do Twitter, conversas e interações que eles tenham com a marca. Por isso, tente se engajar ao máximo com esses usuários — o processo natural será eles trazerem ainda mais pessoas para perto de sua marca.

Divulgue conteúdo de qualidade

As pessoas precisam de razões para, além de acompanharem o seu feed, também prestarem atenção naquilo que você tem a dizer, interagindo cada vez com a sua marca. Para isso, é importante produzir e compartilhar conteúdo original de qualidade e que seja do interesse do seu público.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.