E-mail marketing é uma ferramenta de marketing digital importantíssima, pois ela permite que a empresa tenha melhor comunicação e relacionamento com os seus clientes e também é uma ótima maneira de fortalecer o nome de uma marca, pois as pessoas precisam ser lembradas continuamente da existência da marca. É uma grande oportunidade de atrair tráfego para sites e lojas virtuais, aumentando o número de vendas. O e-mail marketing tem um papel essencial dentro das estratégias de marketing digital. A seguir mostraremos 5 ótimas ferramentas de e-mail marketing que são excelentes opções de investimentos em marketing digital.

MailChimp

O MailChimp é uma ferramenta de e-mail marketing de fácil utilização, interface simples e intuitiva. Sua principal função é criar e-mails personalizados e direcionados para os diferentes públicos-alvo que uma empresa pode ter. A ferramenta dispõe de vários layouts prontos e customizáveis para atender a todos os tipos de públicos. Assim que um e-mail é disparado pelo MailChimp, o usuário já pode começar a monitorar o andamento da campanha, observando relatórios de entrega, abertura, cliques, entre outras informações. É uma ótima opção para pequenas empresas, pois tem uma versão gratuita, que permite enviar até 12 mil e-mails por mês para uma base com até 2 mil contatos.

InfusionSoft

O InfusionSoft é um sistema de automação de marketing em que uma de suas ferramentas é o e-mail marketing, e com isso, é possível automatizar toda a comunicação com os clientes, disparando e-mails, informando a entrega de produtos e ativando ações para a equipe de vendas e pós-vendas, por exemplo. É indicado para empresas que já tem o marketing digital bem consolidado e querem investir em uma plataforma mais profissional. É importante lembrar que profissionais especializados em marketing e estratégia digital são os mais indicados para operar uma ferramenta como essa. O impacto da implantação do sistema é de responsabilidade de uma equipe de vendas muito mais focada em gerar resultados através de automações que darão início a ações de comunicação bem mais precisas.

Benchmark

Assim como o MailChimp, o Benchmark é um software de e-mail marketing com a opção de ter uma conta grátis. Uma das vantagens é que a ferramenta suporta vários idiomas, inclusive o Português-BR. Mesmo optando por utilizar a versão gratuita, o usuário tem acesso a algumas funcionalidades da ferramenta como: acesso a layouts, respostas automáticas, formulários de inscrições, enquetes e questionários, e-mails de engajamento, integração com as redes sociais, entre outras. É uma ferramenta de e-mail marketing simples, de fácil uso e indicada também para pequenas empresas que buscam alternativas eficientes e ágeis de comunicação digital com os seus clientes.

Active Campaign

O Active Campaign é uma ferramenta que mesmo em sua versão gratuita, não tem limite de e-mails enviados por mês. Já é uma boa vantagem perante as versões gratuitas de seus concorrentes. Também tem um sistema de automação de marketing baseado no comportamento do cliente, enviando e-mails automaticamente para clientes que abriram e-mails anteriores. Por exemplo: uma pessoa abriu um e-mail sobre vários produtos e clicou em um link de um produto específico, porém, não comprou. Automaticamente, o Active Campaign identifica essa pessoa e envia um e-mail de outra campanha somente sobre aquele produto que a pessoa teve interesse anteriormente.

E-Goi

Outra ferramenta disponível em Português-BR (incluindo o suporte), o E-Goi, assim como os concorrentes, tem sua versão gratuita restrita a determinado número de envios, porém a vantagem do E-Goi em relação às outras ferramentas de e-mail marketing é que sua versão gratuita suporta até 500 contatos, enquanto em outras, a média de contatos fica entre 200 e 250. Além de ser uma ferramenta muito versátil, tem um canal de atendimento receptivo a várias sugestões que os próprios usuários podem enviar e está sempre aprimorando o serviço por meio de atualizações constantes. Totalmente integrável com plataformas como WordPress e redes sociais como o Facebook, o E-Goi é uma boa opção para a criação de campanhas de e-mail marketing.

A utilização de ferramentas de e-mail marketing é imprescindível para o sucesso de divulgação de marca, produtos e serviços. Com uma boa ferramenta e campanhas bem elaboradas, o resultado é a fidelização de clientes, atração de novos clientes e consequentemente, aumento de vendas. Para te ajudar nisso, baixe o nosso e-book gratuito 'O Guia prático do E-mail Marketing' e veja como essa ferramenta é importante para a divulgação da sua empresa!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.