Se você é antenado com as últimas novidades do universo online, com certeza já deve ter ouvido falar sobre o Spotify e as vantagens de anunciar por lá. A plataforma de streaming de música, que atualmente é a mais popular do mundo, possibilita que o usuário conheça novas canções, separe as favoritas em uma playlist e ainda saber o que os amigos estão ouvindo.

Com mais de 30 milhões de músicas disponíveis, ele pode ser utilizado no Brasil e em diversos países do mundo, diretamente na versão web ou como aplicativo para Android, iOS, Mac OS, Windows e Windows Phone, Blackberry e até Linux Ubuntu. Vamos ver como anunciar no spotify conhecendo seus formatos no artigo de hoje?

Por que usar o Spotify na sua estratégia de marketing digital?

O Spotify teve origem em 2006 na cidade de Estocolmo, capital da Suécia. Os empresários Daniel Ek e Martin Lorentzon foram visionários em uma época em que a internet de alta velocidade ainda dava seus primeiros passos, e os arquivos de músicas circulavam para download de forma ilegal ou através de plataformas muito caras. O negócio foi estruturado da forma que conhecemos e então lançado oficialmente em 2008.

Uma curiosidade é que em 2009, quando o Spotify ainda estava conquistando seus primeiros usuários (gratuitos e assinantes), Mark Zuckerberg publicou no seu mural do Facebook a mensagem “Spotify is so good” (O Spotify é muito bom). Isso impulsionou os logins dentro da plataforma. Desde então, o produto foi sendo liberado em diversas plataformas, incluindo o aplicativo mobile, e diferentes países.

No Brasil, o Spotify só chegou no meio de 2014, também com as opções gratuita com anúncios e por assinatura (premium). A plataforma conta, no mundo todo, com 180 milhões de usuários ativos - cerca de 83 milhões são assinantes. Um dado relevante que aponta o Spotify como uma boa opção de investimentos em anúncios é de que os millennials (geração dos anos 1980 e 90) influentes nas áreas de tecnologia,entretenimento e música têm 94% mais chances de ter uma conta no Spotify.

Um benefício de anunciar no aplicativo de música Spotify é a grande possibilidade de segmentação do público, já que todos usuários precisam estar logados na plataforma, independente de canal de acesso. No mundo todo, 52% dos streams (reproduções) partem do aplicativo mobile. Os usuários passam, em média, 2 horas conectados ao Spotify diariamente.

Quais as vantagens do Spotify com relação a outros aplicativos de música?

Apple Music

O Apple Music é direcionado para usuários de aparelhos Apple que apreciam música e serviços streaming. Eles têm acesso a uma grande biblioteca no iTunes e podem seguir cantores e bandas favoritas. Além disso, há rádios exclusivas para os ouvintes. Ele permite a audição offline e suporta vídeos, tal como o Spotify. Na biblioteca, há mais de 30 milhões de opções para o usuário. Possui conteúdos exclusivos, como Connect e Rádio Beats One. Permite a criação de playlists e a interação com seus amigos. Funciona nos sistemas iOS, Android, Windows e Mac.

Como podemos ver, o Apple Music é limitado à plataforma Apple. Já o Spotify é mais versátil, funcionando em diversos sistemas operacionais e até mesmo em consoles de vídeo game. Possui um webplayer (o Apple Music não) e agrega apps dedicados. A sua versão paga possui a diferença de conter anúncios, enquanto o serviço da Apple limita o usuário ao uso da Rádio Beats One.

Além de tudo, o Spotify oferece mais vantagens para as empresas. Como o número de usuários no sistema gratuito é grande, as marcas podem ser divulgadas mais facilmente. O Apple não trabalha dessa forma, pois apenas limita os serviços ao usuário do sistema gratuito.

Deezer

O Deezer é bastante flexível, funcionando em sistemas Android, iOS, Windows Phone, Windows 10, Smart TV, direto no navegador e até mesmo em aparelhos de Blu Ray com o app instalado. Ele oferece 30 dias para testar o produto individualmente, e é possível ouvir música online de graça, com propaganda.

O Deezer reproduz as músicas que já estão no seu dispositivo, deixando a experiência de indicação de músicas mais rica. Ele aprende no dia a dia os estilos de música que você mais aprecia para fazer um apanhado. O Spotify, nesse quesito, indica playlists específicas, relacionadas ao seu humor ou à situação em que você se encontra (trabalho, lazer, etc.)

O Deezer também permite o download e o upload das músicas salvas na memória do dispositivo, para que sua coleção fique online, integrada e acessível em todos os dispositivos da conta. Assim como o Spotify, oferece mais vantagens para quem quer ouvir música gratuitamente.

O aplicativo custa mais barato que os concorrentes, mas peca em alguns sentidos. As indicações, por exemplo, não são feitas com os critérios específicos do Spotify. Por causa disso, não consegue oferecer sugestões mais a ver com seu gosto. Além disso, para anunciar, o Deezer não oferece um sistema inteligente como o do Spotify.

Google Play

O Google Play oferece um player ao usuário, assim como o Spotify. No entanto, o player do Google é mais manipulável, já que você pode mudar a posição e o tamanho. Esse aplicativo ainda pode ser reproduzido diretamente no navegador. Ele tem um visual bastante minimalista, ideal para quem gosta de design clean. Há uma versão grátis que oferece conteúdo por tempo limitado. O usuário pode baixar o aplicativo no celular para reproduzir as músicas que estão armazenadas na memória do aparelho.

No drive disponibilizado pelo Google Play, é possível fazer o armazenamento de até 15 mil músicas, inclusive na versão gratuita. No quesito funcionamento, ele deixa a desejar, pois está limitado a sistemas Android e iOS. Outra limitação é o plano, que possui apenas o pacote individual, sem os descontos do plano família dos outros aplicativos.

O Google Play, porém, tem a característica de ser mais abrangente em termos de conteúdo, pois você passa a ter acesso não só a músicas, como também filmes, livros, revistas e jornais. Mas no que diz respeito aos anúncios, não há uma forma de expor sua empresa, visto que, mesmo tendo um sistema próprio de propaganda, o Google não fez a integração com o aplicativo.

Como o Spotify funciona?

O Spotify possui um grande arquivo de música para ser ouvidas em streaming. Você pode acessar páginas dos artistas, playlists específicas e adicionar seus amigos. De modo simples, é possível defini-lo como um 'Netflix' de músicas. Para poder ouvir o acervo, você precisa criar uma conta, que pode ser feita apenas integrando seu perfil no Facebook a ele. É possível iniciar a audição diretamente no navegador, através da versão player do programa, ou baixar o software, que existe tanto na versão para celular como para computadores.

Assim que você cria a conta, poderá ouvir músicas com as limitações do plano free. Não é possível fazer download, então é preciso estar conectado à internet para usar o Spotify. Além disso, há um grande volume de propaganda entre as canções. Na versão para celular, as músicas são reproduzidas de modo aleatório. No PC, é possível escolher as músicas e até mesmo criar playlists específicas.

Se você comprar uma conta premium, poderá ouvir as músicas offline. É possível selecionar aquelas que você mais gosta para salvar na sua conta, ou seja, elas não estarão armazenadas no seu PC. Essa é uma das vantagens, já que você libera memória do computador por não precisar baixar mais músicas.

Vantagens de anunciar no Spotify

Anunciar no Spotify é vantajoso porque você dá mais visibilidade a sua marca. Sua empresa fica mais exposta do que nos outros meios de anúncio. Pesquisas já demonstraram o sucesso da plataforma para a publicidade, visto que os ouvintes estão envolvidos com suas canções preferidas na hora do anúncio. Por estarem com a emoção elevada, elas acabam criando um forte vínculo com a empresa.

Ouvintes de música tendem a se identificar mais com as marcas e por isso costumam defendê-las, o que garante alto valor no marketing. O Spotify tem sucesso com seus anunciantes, e os resultados de muitas marcas grandes já comprovaram isso. A BMW, por exemplo, teve enorme sucesso mesmo sendo uma empresa que fabrica carros de luxo. A estratégia da empresa foi criar experiências músicas exclusivas para cinco viagens rodoviárias históricas.

Nessa campanha, o usuário do Spotify tinha 5 opções de viagem histórica pelas rodovias americanas. A partir da escolha, uma playlist era gerada, com canções de artistas da região ao longo da rota escolhida. Quando a playlist era criada, o vídeo da BMW era transmitido, e no final o usuário podia compartilhar sua playlist nas suas mídias sociais. O resultado foi de mais de 14 mil playlists criadas.

Como anunciar no Spotify?

Conheça o Spotify for Brands

Para concentrar as soluções de marketing digital e publicidade online, além de oferecer insights e materiais relevantes para planejamento e análise, o aplicativo disponibiliza a página Spotify for Brands. É nessa plataforma que as empresas e agências podem encontrar todos dados importantes para suas campanhas, além da aba Spotify Ad Studio, onde os anúncios (exclusivamente em áudio) são criados e programados.

Todas as soluções oferecidas no Spotify for Brands partem da análise de dados de todos usuários, o que eles chamam de inteligência de streaming. É com essa análise que o aplicativo de música Spotify entrega ao seu público playlists personalizadas, como a de “Descobertas da Semana”. Esses mesmos dados, entre idade, gênero, idioma, localização, preferências musicais, interesses, etc, estão disponíveis para segmentação de publicidade.

A inteligência do Spotify permite que os anúncios sejam programados considerando:

  • Playlists: a empresa seleciona os “climas” e temáticas de atividades específicos de interesse para seu anúncio;
  • Gênero: possibilita a inclusão do anúncio exatamente após a reprodução de um gênero musical específico;
  • Plataforma: entrega de anúncios para o público desejado considerando a plataforma em que eles estão ativos (mobile, desktop ou navegador web);
  • Local e hora: segmentação por país, região, estado ou cidade, além da localização atual do dispositivo conectado. Quanto ao horário, é possível selecionar os momentos certos em que o público desejado está conectado, além dos horários de pico.

O Spotify for Brands atende dúvidas e auxilia empresas e agências interessadas em anunciar através de sua página online, além de entregar artigos educativos sobre publicidade na plataforma e documentos com todas especificações necessárias para as campanhas de anúncio.

Passo a passo para anunciar no Spotify

Anunciar no aplicativo de música Spotify é uma possibilidade para a estratégia de marketing digital, considerando alcance, público-alvo, orçamento e outros fatores particulares a cada empresa. O formato mais conhecido, e até exclusivo da plataforma, é em áudio. Anúncios em áudio são criados no já citado Spotify Ad Studio, logo o primeiro passo é inscrever a empresa na página da plataforma.

O Spotify permite ainda outros formatos de anúncio, incluindo vídeos, banners e pop ups. Cada tipo de anúncio tem suas especificidades quanto a tamanho, elementos obrigatórios, hiperlinks, etc. Conheça melhor cada formato de anúncio disponível no aplicativo e seus diferenciais agora.

Áudio

Para você saber como anunciar no Spotify é necessário que você conheça os seus formatos, e o principal deles é o aúdio. Por ser uma plataforma de música, é muito simples ouvir música por ele. O usuário recebe as informações da música que está ouvindo como nome, capa do disco e muito mais. Com a publicidade é a mesma coisa. Com formato de 30 segundos, a publicidade de áudio no Spotify acontece a cada 15 minutos e costuma prender muito a atenção de quem já estava ouvindo tudo com bastante interesse. E o mais bacana é que além do áudio, a propaganda também será exibida com uma arte desenvolvida pela marca, com nome da campanha e clique para o link que preferir. A publicidade pode ser vista em todas as versões da plataforma.

Vídeo Take Over

Disponíveis nas versões de 15 e 30 segundos, o Vídeo Take Over nada mais é do que a possibilidade de exibir anúncios em vídeo que serão veiculados na versão web. É a mais nova implementação do Spotify, mas já tem atraído o interesse das maiores marcas do país e do mundo, com resultados bastante positivos.

Infelizmente os anúncios no Vídeo Take Over do Spotify só funcionam se a versão desktop estiver aberta, mas garante grande impacto. O usuário poderá até pular o anúncio se desejar, porém o custo só será contabilizado para aqueles vídeos que forem assistidos até o final da exibição.

Display

Similar ao display do Google, esse formato de anúncios no Spotify usa faixas de imagens em diferentes posições, considerando a plataforma em que o aplicativo está sendo usado. São 3 os formatos possíveis de display no Spotify: Homepage Takeover, Overlay e Leaderboard.

  • Homepage Takeover: é o display que fica no topo da página “Navegar”, a tela inicial do aplicativo para desktop. A peça da campanha ficará no topo desta tela por 24 horas, com o benefício deste formato ser clicável (precisa de hiperlink) e compatível com rich media, o que possibilita a inclusão de elementos gráficos interativos no anúncio;
  • Overlay: formato disponível para aplicativo mobile e desktop. É uma forma de impactar o público desejado logo no primeiro acesso ao Spotify, cobrindo toda a tela da plataforma. Também inclui um hiperlink para a página indicada pela empresa, e tem o benefício de trabalhar com um banner maior do que os demais formatos;
  • Leaderboard: esse formato de display está disponível para o navegador web e no aplicativo desktop. Esses anúncios são clicáveis e só aparecem, como uma barra inferior nas páginas do Spotify, quando o aplicativo é o predominante na tela (maximizado). A peça é exibida por 30 segundos e não compete com outros formatos de anúncio.

Playlist com marcas

A Playlist com marcas é uma excelente forma de engajar clientes e aproximá-los de uma forma mais divertida de sua empresa. Funciona assim: a marca fica visível o tempo todo dentro de uma playlist criada pelo próprio usuário, de acordo com o que a marca indicar. Por exemplo, se tiver uma marca de produtos fitness, pode estar sempre visível em uma lista de músicas para serem ouvidas durante os exercícios físicos.

Esta possibilidade tem sido muito bem explorada por empresas de todos os tamanhos, mas principalmente para as empresas menores, já que o custo benefício é incrível e ainda possibilita trabalhar com somente um nicho de mercado.

Página do anunciante

A página do anunciante é muito interessante para produtos e marcas que desejam exclusividade na atenção do usuário, como em campanhas de lançamento ou engajamento. Esta página do anunciante nada mais é do que um microsite dentro da plataforma, na qual a empresa poderá postar vídeos exclusivos, notícias, blogs e até imagens com link direto para o site, ou seja, a probabilidade de alcançar bons resultados é bastante alta.

A principal vantagem deste tipo de estratégia digital é que todos os anúncios de empresas diferentes não irão aparecer na tela do usuário, a não ser que sejam aqueles tradicionais, via áudio.

Spotify e Waze

Em março de 2017, o popular aplicativo de GPS anunciou uma parceria com o Spotify. Mesmo sendo propriedade do Google, o concorrente direto do Spotify no streaming de música, o Waze quer que usuários das plataformas se integrem. O motivo provavelmente é o grande número de usuários de Spotify, bem superior ao aplicativo do Google. Atualmente são mais de 100 milhões de usuários de contas gratuitas, e mais de 50 milhões de conta premium.

Graças a essa parceria entre as marcas, o usuário pode agora ouvir as playlists da plataforma de streaming dentro do Waze. É possível fazer a interação entre os dois aplicativos de maneira rápida, para ter uma experiência de navegação e reprodução sem pausas. Assim que o carro começa a andar, as músicas já começam a ser tocadas.

Para quem já é usuário do Spotify, é possível visualizar o ícone desse aplicativo na tela do Waze e começar a navegar pelas playlists. O mesmo acontece com o usuário do aplicativo de GPS. Se o Spotify estiver no modo direção e o Waze estiver instalado no aparelho, o seu ícone irá aparecer na tela. Evidentemente, não é possível navegar pelos aplicativos enquanto o motorista estiver em movimento.

Conclusão

Uma estratégia de marketing digital deve conhecer profundamente a empresa, seu público-alvo - mais especificamente a persona - e o objetivo das ações de divulgação e atração. Com isso, o planejamento precisa escolher os canais para criação e instalação das campanhas. Além do site e do blog, mandatórios para estratégias que usam Inbound, as empresas precisam considerar a mídia paga - os anúncios.

O Spotify é um dos canais possíveis para anunciar em peças variadas, atingindo um público mais específico do que nas redes sociais e de pesquisa, por exemplo. Tudo é uma questão de conhecimento sobre o público, além do orçamento e a disponibilidade de designers e programadores. Por isso, não deixe de investir nos canais mais comuns (rede de pesquisa do Google, Facebook, YouTube) e em conteúdos orgânicos.

Nunca comece sua estratégia de marketing digital sem uma pesquisa profunda sobre o mercado da sua empresa e a persona para quem os anúncios serão direcionados. Saiba onde seu público está, sua faixa etária, interesses, dúvidas e necessidades, etc. Quanto mais específico, melhor é a segmentação dos anúncios e melhores são os resultados da campanha.

O Spotify continua sendo o streaming de música com maior sucesso no mercado, tanto pela aquisição de novos usuários como pelo sucesso em anunciar novas empresas. Anunciar no Spotify garante que mais de 100 milhões de usuários ouçam sua propaganda enquanto ouvem suas músicas favoritas, o que favorece na criação do vínculo emocional com as marcas. Entendeu como anunciar no Spotify? Anuncie nele e aproveite para divulgar sua empresa e melhore o seu posicionamento de mercado. Para saber mais novidades sobre Publicidade Online e outros temas, assine nossa newsletter logo abaixo!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.