O website é uma das ferramentas de marketing digital mais importantes para empresas que querem garantir um bom posicionamento no mercado. Nesse tipo de plataforma, é possível expor os produtos ou serviços, a missão e valores da empresa, além de captar e-mails que poderão se converter em leads. A landing page é a página de entrada, por meio da qual um visitante chega ao seu site. É como se fosse um cartão de visitas no mundo virtual, pois se ela não for atrativa para o internauta, possivelmente você pode perder um cliente.

Estima-se que a taxa de conversão em leads seja em torno de 60% na landing page, o que é um número bem alto. Mas, para aproveitar o potencial que essa página possui, é fundamental que ela seja bem elaborada, de maneira criativa e funcional. Lembre-se: quando um indivíduo clicar em um link patrocinado, banner ou acessar o site da sua empresa após ter visto um anúncio da mesma, ele vai parar diretamente na landing page. A partir daí, é sua missão fazer com que ele permaneça no site.

A seguir, você verá como fazer uma landing page eficiente e aumentar a sua taxa de conversão.

Apresente os benefícios da oferta

A primeira questão sobre como fazer uma landing page de sucesso é apresentando os benefícios que a oferta oferece. A ideia é que o usuário cadastre o seu e-mail na landing page para se tornar um contato. Mas como fazer para que ele realmente disponibilize o seu endereço eletrônico? Mostre a ele o que pode ganhar com isso. Você pode, por exemplo, oferecer um e-book, cujo conteúdo esteja relacionado ao seu nicho de negócio para quem se cadastrar. Se esse for o caso, saiba “vender” o ebook, dizer os motivos pelos quais o internauta precisa dele e o que vai mudar em sua vida. Capriche no conteúdo, escreva um texto bem elaborado, atrativo, que apresente as vantagens sem ser extenso demais.

Boa parte da tão desejada conversão está em saber convencer o usuário de que ao deixar o seu e-mail, ele irá receber algo útil em troca, e não apenas ter a sua caixa de entrada lotada por spam. E, é claro: cumpra o que foi prometido nesse texto de apresentação.

Utilize setas

Você precisa atrair o leitor para o local onde ele vai se cadastrar e as setas são recursos que funcionam bem para isso. São excelentes recursos visuais para o call to action. Não é sem motivo que setas aparecem em sinais de trânsito e em placas colocadas no interior de ambientes: nosso cérebro tem mais facilidade para se orientar com elas. Aproveite isso! Use setas para indicar o campo de formulário, onde o visitante do site poderá colocar o seu e-mail. Mas lembre-se de usar essa estratégia digital com moderação, para realmente orientar e jamais confundir. Clareza é uma das coisas mais fundamentais que você precisa saber quando o assunto é como fazer uma landing page eficiente.

Não coloque links externos

O objetivo de obter a conversão de leads não pode ser esquecido. Se você inserir links que conduzem para outras páginas na landing page, isso pode distrair o internauta que clicar neles e, talvez, não volte mais para cadastrar o e-mail. Não pode haver nada nessa página de entrada que tire o foco do formulário, caso contrário, você pode perder endereços eletrônicos por esse motivo. Se houver qualquer link externo em sua landing page, a primeira coisa a ser feita é removê-los, caso sejam essenciais, coloque em outro espaço, porque nessa página que estamos trabalhando, definitivamente, eles não podem estar.

Faça um formulário curto e objetivo

A última dica para você saber como fazer uma landing page de sucesso é essa: faça um formulário curto e objetivo. Se o visitante olhar para o formulário e ver que ele é excessivamente longo e exige muitas informações, as chances de respondê-lo já diminuem drasticamente. Nos dias de hoje, as pessoas sempre estão com pressa, fazendo várias coisas ao mesmo tempo, não podem parar e dedicar longos minutos das suas vidas ao preenchimento de um formulário, ainda mais sem terem a certeza de que aquilo lhes trará vantagens.

O formulário deve ser bem objetivo e pedir apenas informações essenciais. Além do nome completo e do e-mail, pense no que você precisa oferecer no seu produto ou serviço: Idade? Localização? Esses são alguns tópicos que podem ser fundamentais para a segmentação do público-alvo que você pretende atingir. Embora não haja uma regra, evite pedir mais do que cinco dados diferentes nesse formulário. Facilite a vida dos internautas o máximo possível e não dê motivos para que eles fechem a página sem fazerem o seu cadastro!

Agora que você já sabe como fazer uma landing page, coloque essas dicas em prática, crie a sua e veja o número de conversões subir significativamente! Para te ajudar nessa jornada, baixe o nosso e-book gratuito 'Como mensurar e otimizar canais de Marketing Digital' e saiba como medir os resultados da sua landing page!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.