Empreendedores de todo o mundo sabem que o segredo para o sucesso do negócio está na internet. Quase todos os tipos de públicos estão no espaço online e, através de diversas ferramentas, é possível encontrar tudo o que precisamos. Porém, nem todos esses empreendedores sabem qual a melhor estratégia digital para cada negócio.

Na internet, uma empresa é referência em seu ramo se estiver entre os primeiros resultados em sites de busca. Isso é possível através de uma estratégia digital que nem todos conhecem: o Search Engine Marketing, o SEM. Entenda melhor como isso funciona e como fazer uma estratégia de SEM de sucesso.

Use palavras-chave específicas

Uma das estratégias de marketing digital no SEM é a utilização de palavras-chave relacionadas ao negócio, ou seja, é necessário avaliar quais as palavras mais utilizadas pelo público na hora de procurar o seu negócio na internet. Assim, na hora de criar o conteúdo do seu site, você aposta nas palavras-chave mais procuradas e seu negócio terá mais chances de estar entre os primeiros resultados nos buscadores.

No marketing digital, o termo utilizado é long tail, que em português significa calda longa. Trata-se das variações que uma palavra-chave pode ter. A long tail é dividida em cabeça e calda. Na primeira, está a palavra chave específica. Por exemplo, se você tem uma livraria online, a cabeça da long tail é livro. Já a cauda pode ser livro de ficção, livro infantil, livro técnico, etc.

Não se aproveite da técnica do black hat

Uma das dicas para aprender como fazer Search Engine Marketing é não utilizar os chamados black hats. A tradução em português é chapéus pretos. Trata-se das técnicas ilegais para conseguir deixar o site de uma empresa melhor posicionado. Além de ser uma trapaça, você não estará oferecendo conteúdo de qualidade ao seu público.

Um exemplo de black hat são os links que prometem levar a um tipo de conteúdo e, quando o usuário é redirecionado, o conteúdo é totalmente diferente do esperado. Essa técnica não deve ser utilizada, porque o Google consegue detectar a fraude e tirar o site dos primeiros resultados.

Faça do Google Analytics uma boa plataforma de SEM

Se você já trabalha com marketing digital em sua empresa, não pode deixar de usar o Google Analytics. O sistema é gratuito e ajuda a monitorar o tráfego em sites, lojas virtuais, blogs, etc. A principal vantagem é que ele não mostra só quantos usuários visitaram o site, mas também quanto tempo eles passaram e o que procuraram, por exemplo.

Com as informações fornecidas por esse sistema, é possível verificar como está o andamento de uma campanha e se os usuários estão aderindo a ela. Dessa maneira, o empresário poderá verificar a avaliação do seu público e o que precisa melhorar.

Utilize CTA em sua estratégia

Uma última dica para saber como fazer Search Engine Marketing e ter sucesso na internet é fazer o uso do Call To Action (CTA). Trata-se do próximo passo que o usuário pode dar quando está em um site. Se ele está visualizando um produto, por exemplo, ele poderá realizar a compra. Já se ele está lendo um conteúdo que o interessa, o próximo passo é assinar a newsletter e receber e-mails avisando quando foram publicados novos conteúdos como aquele. Isso ajuda o usuário a criar um vínculo com o site e não apenas terminar o que está fazendo e nunca mais acessar novamente.

Essas dicas de como fazer Search Engine Marketing têm o objetivo de te ajudar a melhorar o marketing digital e fazer o seu negócio crescer cada vez mais. São passos simples, mas que fazem toda a diferença para os resultados da sua empresa. Para saber mais, faça o download do nosso e-book gratuito 'Guia Completo dos Links Patrocinados' e saiba como anunciar a sua empresa nos mecanismos de busca!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.