Hoje, o público está muito mais informado. As informações chegam até ele de uma maneira muito mais simples do que anos atrás. Para se ter uma ideia, outdoors, placas e folders deveriam aguardar que o receptor saísse de sua residência para iniciar uma avalanche da venda de seu conteúdo/produto. Com o advento da internet, a mensagem recebeu um atalho para chegar ao receptor. A avalanche informacional aumentou, as mensagens publicitárias cresceram e o receptor mal percebeu, mas ele foi o selecionado para receber a mensagem sobre determinado produto/conteúdo. Por esse motivo, o marketing digital merece ser bem realizado com uma estratégia digital pré-determinada, devido ao grande número de informações que, diariamente, o consumidor recebe.
Neste artigo, veremos os principais erros do marketing de conteúdo. Confira:
1º erro - Não ter uma persona definida
Eis um dos principais erros do marketing de conteúdo. Saber a quem atingir é fundamental para poder estabelecer uma estratégia digital contundente. A importância de ter uma persona é ter um público-alvo que o seu produto atingirá. Atirar para qualquer lado não traz a caça para a mesa do jantar, mas estudar o ambiente, vislumbrar o animal, posicionar e, então, atirar traz o sucesso. A persona é o estabelecimento do perfil que será atingido pelas mensagens pré-estabelecidas. Com a determinação da persona, o perfil do público será desvendado, e os gastos para atingir os receptores serão menores.
2º erro - Fazer conteúdos muito técnicos
Os conteúdos precisam ser breves, simples e para leigos. Sempre pense na simplicidade na hora de produzir o conteúdo. A pessoa precisa ler o texto e compreendê-lo no primeiro instante. Por isso, usar termos muito técnicos e específicos, por exemplo, já causa ruídos na mensagem e na comunicação entre emissor e receptor. Assim, utilizar uma linguagem simples, palavras de fácil compreensão e explicar com detalhes o proposto é de suma importância para o estabelecimento do diálogo. Verifique o tom da mensagem, se está breve, conciso e coeso. O leitor tem de manter uma linha de conexão entre os pontos tratados na mensagem. Assim, quanto menos palavras técnicas e mais palavras do cotidiano, melhor.
3º erro - Publicar conteúdos sem periodicidade
Um dos principais erros do marketing de conteúdo, se não for o maior. A falta de periodicidade prejudica a credibilidade. Dá impressão de que o conteúdo e o assunto tratado foram obras do acaso. Não há estudo ou profundidade que prove, em outras linhas de raciocínio do assunto, que o emissor possui entendimento sobre um determinado objeto ou situação se não escrever diariamente sobre aquilo. A credibilidade vai por água abaixo e, com ela, a confiança do cliente no conteúdo e no produtor desse conteúdo. Por esse motivo, esse erro pode ser considerado um dos principais erros do marketing de conteúdo: a ausência de constante lançamento de informações sobre o assunto pelo emissor prejudica a confiança do receptor.
4º erro - Não fazer promoção do conteúdo
Após o advento das redes sociais em parceria com empresários, não realizar promoção do conteúdo se torna um erro fatal. Através do alcance que Facebook e Twitter podem ter com usuários, não investir nesse tipo de promoção é um erro e descaracteriza toda a essência do marketing de conteúdo. Como dissemos na introdução, a mensagem tem de ir até o consumidor. As redes sociais são esse atalho que tanto falamos. Por esse motivo, não investir nesse setor torna toda a função do marketing digital e o consequente estabelecimento de estratégias digitais, inúteis.
5º erro - Não otimizar o conteúdo
O 4º e 5º erros estão totalmente ligados um ao outro. Não ter um ou outro já é alarmante, imagine não otimizar o conteúdo e nem fazer promoção do conteúdo em redes sociais? É o fim da empresa e de toda a tentativa de atingir um público e expandir o conteúdo. A otimização é a forma de promoção do conteúdo através dos sites de busca (como Google, Bing, Yahoo). A partir deles, a pesquisa direciona, através do uso de palavras-chave, o receptor ao caminho para seu produto/conteúdo.
Agora que você conhece os principais erros do marketing de conteúdo, esperamos que isso o auxilie para não cometê-los e melhorar sua estratégia. Para saber mais sobre o tema, baixe o nosso e-book gratuito 'Manual completo sobre Marketing de Conteúdo'.