Os blogueiros são apaixonados pelo que fazem e também pelo tema que escrevem, mas com o tempo muita gente se dá conta que aquele espaço que foi usado para desabafar, espalhar conteúdo de qualidade ou até mesmo divertir e informar, pode se tornar uma ferramenta poderosa e rentável para seu dono. A dúvida que surge é: como rentabilizar o seu blog?
É nessa hora que entra em cena um assunto até então pouco conhecido, o mídia kit, importante aliado na estratégia de marketing digital para qualquer blog, que deve ser enviado e exposto para o maior número de empresas possíveis e, também, para internautas. Deve expor os motivos pelos quais eles devem seguir e realizar propaganda em seu blog, com números e resultados.
O que é mídia kit?
A resposta para essa pergunta é mais simples do que imaginamos. O mídia kit nada mais é do que um documento que é disponibilizado pelo autor do blog e que tem como principal objetivo apresentar todas as suas características do site, como número de acessos, público, formatos de publicidade, categoria de assuntos entre outros.
O mídia kit é um documento que tem nomenclatura específica e que também revela o seu interesse em tornar seu blog um negócio de sucesso e não apenas um hobby.
Ele pode ser desenvolvido de duas maneiras, como documento ou apresentação em slides e devem conter a História do seu Blog, uma justificativa que incentiva as empresas a usarem seu canal para realizar propaganda, as estatísticas do blog, o número de leitores, assinaturas, comentários, visualizações, entre outros.
Além disso, pode conter também os prêmios e tabelas de veiculação com valores de anúncios.
Por que ele é importante para o seu blog?
O mídia kit é o primeiro documento que mostra a real importância de seu blog para a internet e, consequentemente, para o mercado online. É apenas com ele que você consegue transformar o seu hobby em negócio e começar a ganhar por algo que você ama fazer.
Ele é um documento que mostra as outras empresas e também ao seu público todos os dados e estatísticas de seu trabalho, fazendo com que os anunciantes tenham a real dimensão de como o espaço alcança um número grande de pessoas e, que isso, pode ser interessante para que eles anunciem seus produtos e serviços.
Como o mídia kit deve ser feito?
Agora que você já sabe o que é midia kit é preciso explicar como produzi-lo. Basta seguir as recomendações abaixo para saber como rentabilizar o seu blog.
Landing page
O primeiro ponto no desenvolvimento de um mídia kit é criar uma landing page dentro do seu blog onde será explorado apenas o mídia kit. Essa página deverá apresentar apenas dados relevantes para o anunciante, tais como: e-mail, telefone de contato, link para download do mídia kit entre outros. Se possível, faça um "embed" do arquivo dentro da página, assim o anunciante poderá visualiza-lo sem ter que fazer o download.
Design
Crie um arquivo que respeite a identidade visual do seu blog, utilize a mesma paleta de cores, tipografia e qualquer outro tipo de elemento que enfatize e valorize a sua marca. O anunciante deve ser capaz de associar o mídia kit em questão com o seu blog mesmo que ele tenha acessado o arquivo fora do seu site.
Nicho
É fundamental apresentar no documento o objetivo do blog, qual tipo de assunto costuma publicar, se os conteúdos produzidos atendem um nicho específico. A partir dessas informações, os anunciantes conseguem entender melhor qual a sua audiência e se ela está de acordo com o público-alvo a ser impactado.
Segmentação
Apresentar informações demográficas (sexo, idade, localização, escolaridade, renda mensal) sobre sua audiência é muito importante. Os anunciantes precisam saber se o seu blog é um canal frequentado pelo público-alvo deles. Se possível, complemente a segmentação com informações de comportamento, tais como: quantas horas passam na internet, quais produtos compram entre outros.
Métricas
É primordial apresentar estatísticas do seu blog, você consegue essas informações através da uma ferramenta de web analytics (espero que você já tenha uma configurada em seu blog!). Os dados mais importantes a serem apresentados são: visualizações de páginas, taxa de rejeição, visitantes novos e retornantes , tempo de permanência , visualizações de páginas e assinantes de RSS e newsletter.
Mídias Sociais
Mostre aos anunciantes quais são a mídias sociais que o blog está inserido, apresente a quantidade de seguidores por rede social. Quanto mais seguidores você tiver, maior será a sua audiência na percepção do anúnciante.
Imprensa
Caso o seu blog tenha sido citado na imprensa, seja em outros blogs ou qualquer outro canal de comunicação relevante, inclua em seu mídia kit o nome do canal, data da publicação e link. Publicar o link é uma prova de que a menção ao seu blog é real gerando credibilidade.
Formatos publicitários e preços
O mídia kit deve apresentar todas as opções de publicidade que o blog possui, quais os tipo de publicidade, as dimensões dos anúncios, suas limitações e valores. Nem todo mídia kit apresenta os preços dos espaços publicitários, essa questão fica a critério da sua estratégia de vendas. As formatos mais comuns de publicidade em blogs são: banners, post patrocinado, post em mídias sociais patrocinado, sorteios e concursos.
Anunciantes
Não se esqueça de incluir as principais marcas que anunciam ou que já anunciaram no blog. Cases de sucesso também são válidos, caso tenha realizado uma ação que obteve resultados muito bons, vale a pena incluir.
Para finalizar, um bom mídia kit é aquele que além de clareza traz atratividade a partir das informações relevantes que apresenta sobre o blog.
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