Criar uma campanha no Google Adwords não é uma das tarefas mais complicadas de se realizar, a própria plataforma conta com uma infinidade de tutoriais e um fórum que juntos poderão te ajudar. No entanto, para criar campanhas de alta lucratividade, é necessário ter um conhecimento mais avançado na plataforma e pensar sempre a longo prazo.

Mesmo os melhores profissionais do mercado iniciam com um ROI (retorno sobre o investimento) menor e só a médio e longo prazo, monitorando e fazendo os devidos ajustes, é que conseguem chegar a um retorno excelente. No artigo de hoje, vamos abordar uma das técnicas mais utilizadas de otimização, que contribui diminuindo os custos e foca apenas no que tem alto índice de conversão.

Conheça neste artigo o que são as palavras-chave negativas, como podemos usá-las e a importância dessa estratégia para aumentar as conversões. Aproveite também, e faça o download gratuito do nosso e-book "O guia completo dos Links Patrocinados" e aprenda outras técnicas de otimização além das palavras-chave negativas.

O que são palavras-chave negativas?

Quando nós criamos um anúncio para divulgação de nossa empresa no Google, é necessário escolher algumas palavras-chave para participarmos no Google Adwords, certo?

Mas, com as palavras-chave negativas, o processo que se dá nesse momento é o contrário: você mostra ao Google quais são os termos que NÃO deve acionar o anúncio, ou seja, palavras e termos que quando pesquisados no buscador não devem remeter ao seu website, blog ou loja virtual.

Sendo assim, as palavras-chave negativas nada mais são do que opções que nós negativamos, ou seja, expressões ou termos que são negativos para a nossa empresa. E é assim que deixamos isso claro ao Adwords, que a partir desse momento não mostrará o seu anúncio para quem pesquisar por algo que esteja ‘barrado’ por meio dessas palavras-chave negativas.

Por que usar?

As palavras-chave negativas são fundamentais para ajudar você – com sua loja virtual, blog ou site – a alcançar os clientes que verdadeiramente estejam interessados nos produtos ou serviços que você oferece. A redução de custos e o aumento do ROI – retorno do investimento - certamente são os principais motivos pelos quais você deve usar essa estratégia a seu favor.

Considerando que o seu anúncio deixa de aparecer para alguns tipos de pesquisas, você evita que consumidores que não tenham a intenção de compra conheçam a sua empresa. Por outro lado, é quase garantido que os indivíduos que entrarem no seu site por meio das palavras-chave positivas irão efetuar a compra ou, pelo menos, se tornarão grandes potenciais futuros. E é dessa forma que não só aumenta o retorno do que foi investido naquela campanha para aumentar as conversões, como também faz com que você gaste muito menos – já que começa a apostar unicamente em clientes potenciais, ou seja, com potencial e real interesse de compra, deixando aqueles termos e palavras-chave negativas totalmente por fora.

Benefícios

O uso das palavras-chave negativas pode trazer inúmeros benefícios, mas os mais importantes são:

  • Reduzir custos ao excluir palavras-chave pelas quais você está investindo, mas não trazem qualquer retorno;
  • Exibir anúncios unicamente para indivíduos que estejam verdadeiramente propensos a clicarem neles;
  • Evitar que o anúncio apareça para indivíduos que estão procurando outro tipo de produto ou serviço (algo que você não oferece).

Além disso, imagine a seguinte palavra-chave negativa: e-book sobre alimentação saudável grátis. Se você vende um e-book de qualidade sobre o tema e está cansado de indivíduos que entram no seu site procurando de forma gratuita, essa é a melhor forma de evitar que eles encontrem o seu site. Isso porque todos que procurarem pela palavra-chave “grátis” no final, não encontrarão o seu website.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.