Já não é mais novidade que o marketing digital vem ajudando muitas empresas a alcançar resultados que pareciam impossíveis em um passado próximo. Com o desenvolvimento das novas plataformas e a era de ouro das redes sociais, uma nova maneira das marcas se comunicarem com seus clientes surgiu em um espaço de muita competitividade e busca por relacionamentos cada vez mais duradouros com seu público.
Foi devido à necessidade de estar presente no ambiente online, de forma consistente e crescente que as pequenas, médias e grandes empresas começaram a investir, cada vez mais, em ações de marketing para o ambiente digital. Porém, muitas dessas empresas ainda acreditam que esse tipo de marketing se constitui apenas em postar um ou outro webcard nas redes sociais, esquecendo a grande quantidade de ferramentas disponíveis para que se possam criar boas estratégias de marketing digital, a fim de alavancar vendas e estar cada vez mais perto de seus clientes e potenciais clientes. Para melhorar suas estratégias, baixe o nosso ebook gratuito 'Como planejar e medir suas ações de Marketing Digital'.
Desvende o Marketing
Primeiro, é preciso que você deixe claro em sua cabeça que o marketing digital é muito mais do que uma marca ativa nas redes sociais. O marketing digital é uma poderosa ferramenta que pode e deve ser utilizada de maneira integrada, com base em objetivos, muito planejamento e a escolha das mídias certas para cada tipo de negócio, a fim de que sua marca possa executar as melhores estratégias de captação de clientes.
Caso você seja um empreendedor, funcionário de uma agência de publicidade ou mesmo trabalha no setor de marketing de uma empresa, é importante que você siga alguns passos que garantirão bons resultados na hora de traçar suas estratégias digitais para aplicar em sua marca.
Neste artigo criamos uma lista com os 7 principais passos que você jamais deve ignorar na hora de montar um objetivo de marketing digital campeão.
Se liga nessas dicas.
Pesquise sobre o mercado e seu público-alvo
Não adianta em nada gastar seu tempo tentando programar o primeiro insight que vier à sua mente, sem antes planejar suas ações. Procure se informar bem sobre o mercado que você atua e o segmento de seus produtos e serviços. Vá em busca do seu público-alvo e levante dados como: quais são os hábitos de consumo de cada um deles, que tipo de produtos e serviços eles mais procuram e tente descobrir as informações mais relevantes de cada um.
Busque através de palavras-chave e descubra o que as pessoas estão falando da sua marca e de seus concorrentes no ambiente digital. Além disso, descubra quais ferramentas seus concorrentes estão utilizando para monitorar o público, e estude quais delas apresentam os melhores resultados.
Planeje os seus objetivos
Depois da pesquisa, você provavelmente já conhece seu público, o comportamento da maioria dos usuários e as palavras-chave mais pesquisadas. Agora é hora de planejar.
Tente projetar cada uma de suas estratégias e crie um documento a fim de organizar as informações mais importantes, de forma que você possa ter fácil acesso a elas, podendo acrescentar informações e fazer comparativos.
O planejamento é uma das etapas mais importantes nesse processo, pois é nele que você e sua equipe poderão praticar inúmeros brainstorms que servirão para traçar as futuras estratégias de marketing digital. Não se esqueça de anotar muito bem cada uma das ideias e contabilizar futuros gastos que serão de extrema importância para colocar em prática nas mídias que você escolher.
Coloque em pratica aquilo que você pensou
Decidiu criar um novo site? Então essa é a hora de criar um escopo daquilo que pensou e começar a desenvolver sua ideia. Defina toda a missão crítica e o tipo de conteúdo que sua equipe abordará em cada aba que compõe o site, desenvolva um bom layout e wireframe, além de toda a estrutura do menu e não se esqueça de chamar para a sua equipe aquele profissional indispensável de SEO que irá ajudá-lo na hora de otimizar cada um dos textos da página.
Trabalhe para conquistar autoridade no mercado
Uma vez que você trabalha para construir e deixar sua marca conhecida, receberá o devido valor e atenção que merece.
Desenvolver conteúdo educativo, que seja relevante para seu público, é a melhor maneira de atraí-lo. Se sua marca colocar questionamentos à prova e mostrar o quanto é boa resolvendo problemas com precisão, as chances serão grandes de que ela seja encarada como referência por clientes potenciais.
Promova aquilo que você vende
Depois de ter feito todo um estudo a respeito de quais são as mídias sociais que seu público está presente, é hora de investir.
Procure estudar bem cada uma das ferramentas disponíveis no mercado e familiarize-se com o Google Ads e o Facebook Ads, pois eles serão, sem dúvida, seus melhores aliados na hora de criar as melhores campanhas.
Invista em links patrocinados tanto em suas redes sociais quanto em blogs ou páginas de parceiros que também trabalham com o tipo de produtos e serviços que você vende. Não se preocupe apenas com a divulgação da sua marca, mas tente fazer com que suas campanhas sejam propagadas por seus próprios consumidores. Viralizar na rede não é uma tarefa fácil, mas com empenho e determinação você terá grandes resultados.
Diminua o custo de aquisição de novos clientes
Você já sabe que a geração de leads através do Inbound Marketing (aquela gerada através da produção de conteúdo relevante, otimização das ferramentas de busca e mídias sociais) custa, em média, 60% a menos do que se sua empresa fosse conquistar clientes de maneira tradicional.
Reduzindo esses custos, sua empresa ganhará a opção de ter uma maior margem de lucro que poderá ser aplicado no desenvolvimento de outras áreas da empresa, além da contratação de bons profissionais.
Análise de Métricas
Ao desenvolver e aplicar suas novas estratégias, elas precisarão ser mensuradas. Para isso, é importante que você tenha acesso aos números de tudo que foi contabilizado durante o mês, desde o número de visitas ao site da empresa, os posts de maior engajamento nas redes sociais e até as campanhas que mais foram clicadas e bem vistas pelos consumidores.
É a partir desses números que sua equipe poderá projetar as futuras estratégias, baseadas nos melhores resultados adquiridos no mês anterior.
Desenvolva esse hábito de sempre analisar os resultados das ações que sua marca pratica no ambiente online, pois tudo o que você faz pode ser mensurado. É a partir daí que novos insights surgem para que as próximas ações sejam ainda mais eficazes e de maior alcance.
E você, já está trabalhando e investindo nas novas estratégias de marketing digital na sua empresa? Conte nos comentários abaixo.